quarta-feira, 14 de julho de 2010

O primo PORSCHE

Dr. Ing. Ferdinand Porsche com seus netos: Ferdinand Piech a direita, filho de Dr. Anton Piech e Louise Porsche e a esquerda Ferdinand Alexander "Butzi" Porsche, filho de Ferdinand "Ferry" Porsche e nas mãos do avô Porsche o pequeno modelo do 356/001, este o primeiro veículo que receberia o carismático nome Porsche, o inicio de uma saga de esportivos respeitada no mundo todo .
Foi designado ao jovem Ferdinand Alexander Porsche, apelidado de "Butzi" a tarefa de desenhar o sucessor do já consagrado Porsche 356, e o primeiro modelo definitivo deste trabalho foi apresentado no Salão de Frankfurt em setembro de 1963 com a designação Typ 901, conforme demonstra a placa de licença do carro exposto, mas a Peugeot francesa reivindicou os direitos sobre a patente de ter modelos de carros com a designação de três números e um zero ao centro deste e assim a Porsche achou por bem trocar o nome para 911 para evitar problemas nas vendas para o mercado francês e surge a saga dos famosos Porsche 911.
A foto acima mostra um modelo Porsche 911 ano 1967 equipado com motor 6 cilindros e com as esportivas rodas em liga leve marca Fuchs, a marca Porsche sempre foi sinônimo de velocidade e elegância, mas com um valôr de lançamento muito alto de 21.000 DM (marcos alemães), próximo a 25% a mais que o modelo anterior: o Porsche 356 que estava saindo de linha.
Acima um raro modelo Porsche 912 ano 1968 no encontro da Luz em São Paulo. Segundo conta-se que uma decisão da diretoria da Porsche foi tomada para atender o depto de vendas, concluiu-se que era necessário deixar que muito mais pessoas tivessem a oportunidade de comprar um modelo Porsche,
e assim surgiu o modelo Porsche 912 em abril de 1965 com um preço de 16.250 DM (marcos alemães) e com um motor de 4 cilindros, 90 cv este modelo foi produzido até o final de 1968 quando sofreu a concorrência interna do modelo Porsche 911T que era vendida ao preço de 17.500 DM, apenas 2.100 DM a mais que o modelo 912.
fotos: Dario Faria; book The Porsche complete history.

Nenhum comentário: