quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vw - horário politico (parte l)

Esta semana começou o horário politico em rede nacional, voltaram " aqueles" que fazem promessas inusitadas; comem pastel em feira-livre e pegam crianças nos braços e por isso é sempre bom lembrar que devemos votar com seriedade por uma questão de consciência...
Agora aqui podemos relacionar o convívio do Vw com políticos que uma forma ou outra foram vistos ao lado dele.
Uma das mais conhecidas destas fotos é que mostra a inauguração da Volkswagen do Brasil em 18 de Novembro de 1959, o então presidente da republica Juscelino Kubtischeck e ao seu lado o governador Carvalho Pinto e a frente Nordhoff presidente da Vw Germany e no volante Schultz-Wenk da Vw do Brasil. Curiosamente podemos comparar a primeira foto com a segunda e vemos que os guarda-costas se penduraram na parte traseira do pequeno Vw cabriolet e a suspensão traseira abaixou e observando mais atentamente notamos a seta "bananinha" na parte lateral ao lado da fechadura externa, o que demonstra ser um modelo do mercado europeu, pois neste ano de era proibida este tipo de seta em USA, mas os para-choques seguem a legislação americana com reforços de tubos iguais aos Vw vendidos aqui: meio europeu com setas bananinhas e meio americano com para-choques com reforços...
Esta ultima foto é também de um evento na Vw do Brasil, mas o carro é mais recente com seta no para-lama ou talvez para o mercado americano introduzida em 1958, e a pessoal no banco traseiro parece ser Schultz-Wenk e existe um militar da extinta Força Publica seguindo atrás de motocicleta, e portanto deve ter sido em outro momento após a inauguração da Vw do Brasil. E hoje onde estarão os Vws cabriolets que participaram em eventos da fabrica?
Dario Faria
Fotos: divulgação

3 comentários:

irapua.pereira disse...

Dario,
Em um dos números da revista Fusca&Cia (não recordo o número do exemplar) a reportagem sobre um cabriolet azul afirma ser aquele veículo importado pela Volkswagen, que o teria utilizado na inauguração da fábrica. Ficou em uso interno por alguns anos e depois foi vendido, restaurado e repintado na cor azul. A verificar/confirmar a exatidão da afirmação...

Goodtimes disse...

Bem lembrado Irapuã. Eu tenho este exemplar da revista, nº 14, que também tem uma matéria sobra o SP2. O Fusca em questão é o da terceira foto, com os piscas sobre os para-lamas. O carro pertence, atualmente, ao colecionador José Rubens de Macedo Filho. Segundo os documentos do carro ele foi fabricado em dezembro de 1963 na fábrica da Karmann na Alemanha e desembarcou no porto de Santos em fevereiro de 64 à pedido na VW do Brasil. E, pasmem, as guias de importação mencionam que foram importados não um, mas dois cabriolets 63 na cor azul mar e capota cinza.
Agora, onde andará este segundo cabriolet?

Dario Faria disse...

Olá.
Eu conheço este Vw cabriolet, este foi do Julinho Heringer aquí de São Paulo que deu uma revisão nele e depois vendeu, na época ele me contou que o carro pertenceu a Vw do Brasil, é interessante as histórias e fotos dos "cabrios" aquí no Brasil, por que são raros e dificeis de ver, eu preciso localizar algumas fotos e postar em um futuro...
Dario Faria