Esta semana começou o horário politico em rede nacional, voltaram " aqueles" que fazem promessas inusitadas; comem pastel em feira-livre e pegam crianças nos braços e por isso é sempre bom lembrar que devemos votar com seriedade por uma questão de consciência...
Agora aqui podemos relacionar o convívio do Vw com políticos que uma forma ou outra foram vistos ao lado dele.
Uma das mais conhecidas destas fotos é que mostra a inauguração da Volkswagen do Brasil em 18 de Novembro de 1959, o então presidente da republica Juscelino Kubtischeck e ao seu lado o governador Carvalho Pinto e a frente Nordhoff presidente da Vw Germany e no volante Schultz-Wenk da Vw do Brasil. Curiosamente podemos comparar a primeira foto com a segunda e vemos que os guarda-costas se penduraram na parte traseira do pequeno Vw cabriolet e a suspensão traseira abaixou e observando mais atentamente notamos a seta "bananinha" na parte lateral ao lado da fechadura externa, o que demonstra ser um modelo do mercado europeu, pois neste ano de era proibida este tipo de seta em USA, mas os para-choques seguem a legislação americana com reforços de tubos iguais aos Vw vendidos aqui: meio europeu com setas bananinhas e meio americano com para-choques com reforços...
Esta ultima foto é também de um evento na Vw do Brasil, mas o carro é mais recente com seta no para-lama ou talvez para o mercado americano introduzida em 1958, e a pessoal no banco traseiro parece ser Schultz-Wenk e existe um militar da extinta Força Publica seguindo atrás de motocicleta, e portanto deve ter sido em outro momento após a inauguração da Vw do Brasil. E hoje onde estarão os Vws cabriolets que participaram em eventos da fabrica?
Dario Faria
Fotos: divulgação
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Dario,
Em um dos números da revista Fusca&Cia (não recordo o número do exemplar) a reportagem sobre um cabriolet azul afirma ser aquele veículo importado pela Volkswagen, que o teria utilizado na inauguração da fábrica. Ficou em uso interno por alguns anos e depois foi vendido, restaurado e repintado na cor azul. A verificar/confirmar a exatidão da afirmação...
Bem lembrado Irapuã. Eu tenho este exemplar da revista, nº 14, que também tem uma matéria sobra o SP2. O Fusca em questão é o da terceira foto, com os piscas sobre os para-lamas. O carro pertence, atualmente, ao colecionador José Rubens de Macedo Filho. Segundo os documentos do carro ele foi fabricado em dezembro de 1963 na fábrica da Karmann na Alemanha e desembarcou no porto de Santos em fevereiro de 64 à pedido na VW do Brasil. E, pasmem, as guias de importação mencionam que foram importados não um, mas dois cabriolets 63 na cor azul mar e capota cinza.
Agora, onde andará este segundo cabriolet?
Olá.
Eu conheço este Vw cabriolet, este foi do Julinho Heringer aquí de São Paulo que deu uma revisão nele e depois vendeu, na época ele me contou que o carro pertenceu a Vw do Brasil, é interessante as histórias e fotos dos "cabrios" aquí no Brasil, por que são raros e dificeis de ver, eu preciso localizar algumas fotos e postar em um futuro...
Dario Faria
Postar um comentário