A fabrica alemã NSU (Neckarsulmer Strickmaschinen Union) tem sua origem datada em 1873 para produção de maquinas de malharia nas margens do rio Danúbio, e posteriormente transferida para a cidade de Neckarsulmer, quando então surgiu o nome da abreviação que lhe deu a fama conhecida. com a produção de automóveis vertiginosa foi entre 1933 a 1934 que a NSU esteve na incumbência de lançar um veículo pequeno e economico idealizado por Dr. Ferdinand Porsche. Foram solicitados três protótipos desenhados por Erwin Kommenda, os dois primeiros foram produzidos na Drauz of Heilbronn, utilizando uma técnica denominada: Weymann technique que empregava uma estrutura de madeira coberta em couro artificial.
A rara foto acima mostra o NSU Volksautos tipo 32 (Drauz) em teste nas ruas de Paris - França, e quando os engenheiros de Porsche eram questionados por curiosos sobre este pequeno modelo era respondido; "Apenas um modelo experimental". Os dois protótipos Drauz se perderam no tempo e na história não sobrevivendo...
Acima o terceiro protótipo fabricado pela empresa Reuttter entre dois pequenos modelos Wanderer, note que ainda possui suas caracteristicas originais que eram os faróis sobrepostos externamente sobre os para-lamas. As placas de licença ainda é da era do terceiro Reich, anterior a 1945. Os projetos da NSU tiveram que serem interrompidos devido a crise que se alastrava e a divisão de automóveis foi vendida a Fiat italiana e a se dedicando apenas a fabricação de motocicletas e mais uma vez Dr. Porsche não pode concluir o seu "carro do povo".
A foto acima já mostra a alteração feita nos faróis que foram incorporados aos para-lamas, o para-choque do modelo Vw e a placa de licença posterior a 1945.
Milagrosamente este veículo guardado em 1940 e removido para Hohenlohe uma área ao sul da Alemanha, e encontrado após 1945 por um empregado da NSU, que recolocou os faróis do Vw adaptados em substituição aos salientes externos originais, bateria nova e pneus para uso e solicitou ao governo uma licença de permissão (placa) para o seu uso pessoal.
O pequeno motor já com mais de 300 mil quilometros ainda conseguia atingir mais de 90 km/hora.
A Volkswagen Germany sabendo disto posteriormente adquiriu o raro modelo para o muse da fabrica, e contasse que foi trocado por um Vw zero km, um achado histórico a uma negociação nada justa...
Dario Faria
Fotos: book Volkswagen nine lives later.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
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2 comentários:
Putz, dessa eu não sabia. Essa série sobre a gestação do VW está legal demais, 10 a tua iniciativa.
Sempre acompanhando. Abraços
Olá Rafinha.
Este é o inicio de tudo, e assim a História se fêz...
Dario Faria
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