Ao entrar no salão do Automóvel a vontade é ir direto a "cereja do bolo" e poder chegar bem perto do recordista mundial de velocidade Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport, afinal o Veyron chega a 431 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. O modelo foi lançado durante o evento e “inaugura” a marca no Brasil. Por R$ 7,7 milhões, é o segundo carro mais caro no evento, o interessado poderá adquirir o superesportivo. Quanto ao IPVA e a inspeção veicular são problemas futuros..
A origem do nome do modelo vem do piloto francês Pierre Veyron, vencedor da 24 horas de LeMans de 1939, e nos anos 90 renasce projeto de reviver a marca francesa fundada em 1909 pelo italiano Ettore Bugatti, na cidade de Molsheim (França)...
Em1998 a Volkswagen Germany conseguiu o direito de produzir carros sob o nome da marca Bugatti. A Volkswagen apostou na criação de protótipos, mas é em 2000 que apresentou o Bugatti EB 16/4 Veyron, um carro com um motor de 16 cilindros em W, com 1001 CV, atingindo uma velocidade máxima de 407.5 km/h. O novo Bugatti Veyron 16.4 entraria em produção nos finais de 2005.
E comparação com o passado da marca o Bugatti Veyron poderia ser comparado ao que foi o Bugatti Royale tipo 41, com apenas 6 unidades fabricadas a partir de 1928, tinha um motor de 15 litros e o pesava mais que 3 toneladas com 6 metros de comprimento a um preço equivalente a 3 Rolls-Royce Phanton ll, e conta-se que Etorre Bugatti teve a ideia de construir o carro após uma senhora que comparou seus carros desfavoravelmente com os da Rolls-Roice durante um jantar em sua propriedade.
Ambos os dois Bugattis (passado e presente) fazer jus ao extremo do supérfluo...
E por ironia quis o destino que a fabrica de um dos veículos mais caros do mundo se tornasse propriedade de uma fabrica de carros que se intitula "o carro do povo" na tradução do nome e iniciou com a venda de simples selos para aquisição de seus veículos, e assim a história se escreve...
Dario Faria
Fotos: Arquivo pessoal; divulgação.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
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