"Automobili Lamborguini SpA", empresa italiana fundada em 1963 na cidade de Sant'Agatha Bolognese pelo então fabricante de tratores agrícolas Ferruccio Lamborguini...
acima dois "Lambos" no Salão do Automóvel.
Reza a lenda que o Sr. Ferruccio comprou uma Ferrari, e não ficou nada satisfeito com o carro, e foi até a fabrica em Maranello reclamar direto com o Comendador Enzo Ferrari. A discussão tomou forma quando o Sr. Ferrari afirmou que ele não poderia entender nada de carros esportes por ser um fabricante de tratores...Tomando isto como uma provocação e um desafio, afirmou que construiria um esportivo superior a própria Ferrari, e assim iniciou a fabricação de belos esportivos.
Mas na década de 70 devido a crise do petróleo que assolou o mundo, as finanças da Lamborguini não estavam bem e foi vendida a americana Chrysler Corporation que não obteve lucros, e em 1994 foi novamente vendida a um grupo da Indonésia...
acima:Ferrari 458 Italia e Ferrari 599 GTO
Foi então que a poderosa AUDI AG, subsidiaria do Grupo Volkswagen, vendo o carisma e o potencial da marca Lamborguini em 1998 adquiriu a fabrica de Sant'Agatha e no ano de 2000 já produzia dez vezes mais.
Uma marca com tradição, a Lamborguini em 2009 criou um presente especial para comemorar os 40 anos de Valentino Balboni como piloto de testes da marca. O motor é um 5.2 V10 de 557 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos, seguindo firme até os 320 km/h. A série limitada a 250 unidades, um verdadeiro tributo a um empregado dedicado...
E esta é mais uma marca famosa que recebeu o "selo Vw"...
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal
sábado, 6 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário