quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Dia A Dia
Quem gosta usa. O Fusca alemão modelo 1302 S foi encontrado em uma praça na Vila Nova Conceição em São Paulo. Carro muito bonito, bem conservado, ostentando a placa preta.
Foto de época
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Teste de Qualidade VW
"Em 1992 a VW pediu meu Fusca 1986 Última Serie, para fazer um trabalho quanto ao Controle de Qualidade, para avaliar o que era feito no quesito qualidade do produto, colocado no mercado em 1986. Este trabalho era para obter parâmetros na produção do novo Fusca Itamar e o que poderia melhorar na qualidade do novo produto. Meu carro ficou 38 dias a disposição deste Departamento, realizando vários ensaios como: testes de freios e freio de mão; infiltração com simulação de chuva forte; infiltração em alagamentos; teste da rampa, etc. Grande abraço. Sergio Fontana."
Sergio Fontana, da Atlas Acessórios e um dos fundadores do Fusca Clube do Brasil, ao lado do seu Fusca 1986 Última Série, no caminhão plataforma da VW.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Evolução do Logotipo VW

Desde o primeiro criado em 1939, até o último em terceira dimensão, criado em 2000 e utilizado até os dias atuais.
VW Frua
"Vejam que interessante este VW com carroceria italiana Frua, o desenho é totalmente diferente.
Realmente estes estilistas italianos sabem fazer belos carros!
Dario Faria"
Realmente estes estilistas italianos sabem fazer belos carros!
Dario Faria"

Fusca 1950 Split Window
"Estas fotos da coleção do Ricardo Feres foram publicadas no exterior, mas poder vê-las a cores é muito melhor! O Fusca na cor verde mostrado é o Split que ele comprou do Sr. Og Pozolli, após o carro ter sofridos sérios danos em consequência de um capotamento, que parece ser sido causado pelo filho do próprio Sr. Og. No término da restauração o Vw 50 foi vendido ao Clube do Fusca, que é o atual proprietário deste carro símbolo do clube.
Dario Faria"
Dario Faria"
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Fusca Hi-boy
O nome High-boy, ou simplesmente Hi-boy, era dado aos veículos modificados por jovens americanos da década de 40 depois da guerra, utilizando geralmente os Ford 1932 e Chevy 1934. Retiravam os para-lamas e para-choques, para alivio de peso e ganhar potência, porque não tinham muito que mexer nos motores. Depois iam tirar rachas nas estradas norte-americanas. Mais tarde ressuscitaram a moda e hoje em dia vale tudo, qualquer veículo é traduzido em Hi-boy. Como sou um apaixonado por esse tipo de carro, especialmente o Ford 1932, adoro qualquer proposta de Hi-boy, como a do bonito Fusca Hebmüller abaixo, com rodas raiadas e pneus faixa branca.
Kombi 20 Janelas
A Kombi com janelinhas no teto é mais conhecida como "20 janelas", porque tem 6 janelas em cada lateral, mais 4 janelas no teto de cada lado. Nunca foi fabricada no Brasil, uma pena, mas temos aqui alguns exemplares importados da Alemanha.
Essa Kombi da foto era do meu amigo Ulrich, o Uli, quando morava na Alemanha. Uli é um alemão radicado no Brasil, pumeiro de carteirinha, não deixa de participar dos eventos, com seu Puma GTS com injeção eletrônica.
Essa Kombi da foto era do meu amigo Ulrich, o Uli, quando morava na Alemanha. Uli é um alemão radicado no Brasil, pumeiro de carteirinha, não deixa de participar dos eventos, com seu Puma GTS com injeção eletrônica.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Foto de época
Dario e amigos, essas rodas, com o mesmo processo das rodas de motocicleta, são as verdadeiras rodas raiadas, utilizando arames grossos de ferro para formar os raios, que em grande quantidade, dão rigidez a roda, quando são colocados e apertados no aro. Muito utilizada nos carros esportes europeus da década de 50, normalmente eram cromadas dando um aspecto esportivo e luxuoso ao veículo. Devem ser muito antigas, provavelmente dos 50 e 60, porque existia uma indústria nacional, talvez seja a Fumagalli, não lembro, que nos anos 60 ainda as fabricava. Depois disso veio uma calota imitando essa roda, mas além de ser muito feia, percebia-se facilmente que era calota.
Suspensão Mac Pherson
A suspensão Mac Pherson foi adotada pela primeira vez em um VW, no modelo 411 Tipo 4, vinda da Porsche, essa suspensão substituía a antiga suspensão por barras, com muita eficiência, traduzindo em melhor conforto e estabilidade em curvas.



A suspensão Mac Pherson é composta de eixo transversal, molas espirais com amortecedores internos. Muito utilizada nos veículos atuais, com diversas variações e composições.
O primeiro Fusca a contar com esse tipo de suspensão foi o modelo 1302 lançado em agosto de 1970 e perdurou até julho de 1972. O modelo poderia ser fechado ou conversível, com opções de motores 1300 cc e 1600 cc.
Em agosto de 1973 entra em linha o novo modelo 1303, com algumas alterações, sendo a principal o para-brisa curvo. A produção do modelo 1303 fechado se estendeu até julho de 1975 e a do modelo 1303 conversível até janeiro de 1980.
No Brasil, da linha VW com esse tipo de plataforma, somente a Variant II teve a suspensão Mac Pherson na dianteira e semi-braços na traseira. Nenhum fora-de-série brasileiro utilizou essa plataforma com a suspensão dianteira, apenas o Puma P-018, utilizou a suspensão traseira dessa plataforma, permanecendo a suspensão dianteira e a plataforma do Brasília.





quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Auto Show - Sambódromo 20.01.2008
Em comemoração ao Dia Nacional do Fusca e 50 anos de fabricação no Brasil, a Confraria do Fusca de São Paulo, sob o comando do Zé Ricardo da ZR Consultoria, realizou-se exposição de Fuscas e VW no Auto Show Matel, no Sambódromo Paulistano. Tivemos grandes atrações como a Kombi 50 anos, que o proprietário recebeu uma miniatura da Kombi, quando da aquisição.
A maior atração foi a Kombi Tuning preparada pela VW, que estreou no Salão do Automóvel de 2008. Apesar de não transparecer grandes mudanças, ela tem vidros laterais colados, vidros da porta sem quebra-vento, para-choques colados na carroceria, suspensão a ar, entre outros.
As lanternas traseiras além de serem modelos especiais, a do lado do passageiro tem um mecanismo, que empurra ela para fora e aparece uma torneira para lavagem de mãos e pés.
Internamente as maiores mudanças, com quatro bancos concha giratórios.
O charmoso espelho retrovisor interno, que mais serve para olhar as pernas da gata, do que ver alguma coisa na traseira do veículo. O "PQP" estiloso e em alumínio polido.
As belas rodas que combinaram bem com a proposta dessa Kombi.
O último modelo de Fusca fabricado no México e no mundo estava lá. Com bastante diferenças do último modelo nacional fabricado, mas longe da tecnologia do último modelo alemão.
Um dos últimos modelos de Fusca Conversível fabricado na Alemanha, o 1303 tinha para-brisa curvo, suspensão Mac Pherson na dianteira e estepe colocado na horizontal, com amplo porta-malas. Este carro estava com rodas de Porsche 911 não originais.
O modelo alemão 1302, também chamado de "sapão", por causa da protuberância da frente, não tinha o para-brisa curvo, mas o chassis era de suspensão Mc Pherson.