No Dia Nacional do Fusca, uma notícia do encontro de uma raridade seria ótimo, mas não temos a devida certeza. A informação do texto original em inglês está no site The samba, enviado pelo nosso amigo Dario Faria. A minha tradução é quase boa, porque os termos técnicos utilizados, nos dificultam muito.
"No ano passado me deparei com informações sobre este VW antigo. O carro foi encontrado na Lituânia, no verão passado e resgatado. Entrei em contato com o cavalheiro que o detém agora para obter mais informações sobre este veículo interessante. Essa história é muito clara. Muito provavelmente, no final da guerra foi levada de volta da Alemanha por uma pessoa do exército retornando da União Soviética. Um monte de carros foi levado da Alemanha dessa maneira, por isso é perfeitamente possível.
Difícil dizer o que foi feito a ele durante a sua vida, mas as últimas modificações podem ter ocorrido tão tarde como a década de oitenta. Na sua forma final só algumas partes do corpo original ainda estão intactas. O conjunto do chassi foi modificado para receber um motor dianteiro Volga Soviética. O pára-brisa foi trocado, o vidro traseiro está com um pedaço... a lista de atrocidades continua. É realmente desolador ver um carro tão historicamente único desta maneira.
A datação deste VW na verdade não é tão difícil. Dito isto, convido todos os gurus da VW lá fora, para corrigir / adicionar ao meu pensamento aqui. Uma das primeiras pistas é os cantos do capô dianteiro e do motor. Eu não consigo imaginar alguém ter algum problema para mudar essas áreas. Ao contrário de todos os talhos que este carro já sofreu, eu tenho certeza que os cantos são originais. Considerando-se que os três carros V303, presentes na cerimônia da pedra fundamental da fábrica, que, mais tarde foram destruídos, isso só pode ser um do próximo lote de pré-podrução dos besouros, construído entre maio-outubro (?) 1938. Isso tornaria a série chamada de VW38. Além de ser cortada no fundo, o capô do motor parece ter sobrevivido bem. Novamente, observe a corcova elevada da luz da placa de licença, uma característica distinta dos besouros pré-guerra. O interior do capô é tão interessante. O suporte onde as dobradiças são fixadas é liso, sem furos. Esses furos só apareceram mais tarde com a série VW39 e foram continuados na era KdF. E sobre o tempo, os braços funcionando das dobradiças de uma barra na parte inferior da tampa. Estas podem ser vistas em fotos de época dos carros série VW38. Alguém poderia ter inventado esse tipo de coisa por acaso? O proprietário alega também que não há provas de 24 entradas de ar por baixo do vigia traseiro (mais tarde divide com 21 faixas de cada lado). As portas podem ser originais também. Carro desta idade deve ter maçaneta da porta tipo residência, sem o identificador para os dedos, como encontrado em portas de geladeiras. Difícil dizer pelas fotos o quanto foi cortado para instalar a porta VW não modificada. Gostaria de ver o interior daquelas portas fechando, porque as maçanetas das portas dos protótipos estavam em posições diferentes em carros KdF mais tarde.
Datar este carro só é possível olhando para as características do sobrevivente único. Infelizmente, todos os números estão faltando. O proprietário disse-me que existe um número encontrado no carro, mas ele tem uma forte suspeita de que não é original. Há uma chance de o carro originalmente sem documentação, ter recebido um número e identidade de um outro carro, a ele atribuído para que pudesse ser registrado e ser usado nas ruas. Aparentemente, foi registrado como um DKW e tem um número VIN demasiado longo para ser um dos protótipos VW do pré-guerra.
Datar este carro só é possível olhando para as características do sobrevivente único. Infelizmente, todos os números estão faltando. O proprietário disse-me que existe um número encontrado no carro, mas ele tem uma forte suspeita de que não é original. Há uma chance de o carro originalmente sem documentação, ter recebido um número e identidade de um outro carro, a ele atribuído para que pudesse ser registrado e ser usado nas ruas. Aparentemente, foi registrado como um DKW e tem um número VIN demasiado longo para ser um dos protótipos VW do pré-guerra.
Outra característica interessante é a cor. Parece que pode ter sido verde escuro originalmente. No entanto, não tenho certeza se esse é o verde visível no carro vermelho.
Então, o que você acha? Estou longe de ser um especialista neste tipo de coisas. Tudo o que sei é olhando fotos e que eu posso ler em livros, então, por favor, se alguém puder me corrigir e / ou acrescentar alguma coisa, sua opinião é bem-vinda. Estou esperando para ver este carro pessoalmente, talvez em alguns meses. Por agora só posso dizer o que vejo nas fotos e que o proprietário me disse. Na verdade, este poderia ser um dos mais antigos VWs existente (ou o que sobrou dele). Assim que eu obter mais informações vou publicá-la."
Fotos do carro como se encontra
Fotos do carro como se encontra
O achado foi grande,mais o estado do carro eh lamentável .
ResponderExcluir