quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Porsche 550 Spyder & James Dean

A imagem do Porsche Spyder 550 é diretamente relacionada a James Dean, nascido em 08 de Fevereiro de 1931 no estado de Indiana-U.S.A. ator de três filmes entre eles: "Rebeldes sem Causa" que se tornou referência de toda uma geração.Mas o destino foi implacavel e em 30 de Setembro de 1955, teve uma morte precoce aos 24 anos em um acidente de trânsito a bordo de seu Porsche 550, no auge de sua carreira artística.
James Dean estreou em competições em Março de 1955, quando então já havia adquirido dinheiro suficiente para comprar um Porsche 356 Super Speedster com um segundo lugar na corrida de Palm Springs Califórnia, logo na segunda corrida obteve um terceiro lugar e já na terceira corrida estava em quarto lugar quando houve a quebra de um dos pistões levando a abandonar a prova, os bons resultados incentivaram-no a adquirir um esportivo Porsche 550 Spyder com motor 4 cilindros de 1 500 cilindradas e 100 cavalos por litro de cilindrada e ainda com o auxilio de ter um mecânico de fabrica partiu para a sua quarta prova em Salinas - Califórnia mas no dia em que iria estrear sua nova "máquina", aconteceu a tragédia. James Dean que havia decidido levar o carro sobre uma plataforma até o local da corrida. Mas tal idéia foi descartada, pois ele queria ter uma ideia de como o carro se comportaria na hora de enfrentar seu primeiro desafio na estrada. Mas seus amigos já o haviam advertido sobre o perigo que iria correr ao dirigir uma máquina de grande potência.O Porsche Spyder 550, apelidado por James Dean de "Little Bastard" e escrito na parte do capo traseiro e personalizado por nada menos que George Barris: o criador do Batmóvel.
Neste dia, acompanhado por Rolf Weutherich com 28 anos, um ex-piloto da Luftwaffe e mecânico oficial da Porsche, depois de uma hora de viagem, chegaram no cruzamento da Rodovia 466 com a 41, próximo à cidade de Cholame, James Dean avistou outro carro na contramão. "Ele tem que parar, ele tem de nos ver", gritou James Dean, mas acabou por bater violentamente em um Ford 1950 Tudor coupê dirigido por Donald Turnupseed de 23 anos, um ex-marinheiro, que vinha na direção oposta e não percebeu a presença do Porsche prateado que corria em sentido oposto ofuscado pela luz do por do sol.

O mecânico foi atirado para fora e quebrou uma das pernas, o maxilar e sofreu várias escoriações, e o astro morreu a caminho do hospital. Donald Turnupseed com poucos ferimentos declarou que não viu o Porsche de James Dean se aproximando de frente.


Mas a tragédia não acabou com a morte de James Dean....Ao redor dos restos desse Porsche tem ocorrido uma série de histórias que sempre levam a mesma questão. O carro de James Dean teria algum tipo de maldição?A companhia de seguros vendeu o que restou do carro e George Barkuis, o motorista que dirigia o caminhão que foi buscar o carro e morreu quando o Porsche caiu sobre ele no mesmo lugar do acidente. George Barris comprou o carro por US$ 2.500 e quando o carro chegou na oficina ele deslizou e caiu sobre um dos mecânicos e quebrou suas pernas. E em outubro de 1956, Troy Mc Henry que havia comprado o motor do carro de Dean morreu ao usá-lo pela primeira vez em seu carro. Logo depois, outro de seus clientes - William Eschrid, que comprou o câmbio do veículo bateu o carro violentamente em uma árvore e sobreviveu. As rodas foram vendidas a um jovem que uma semana depois se envolveu em um acidente devido a um defeito nas rodas que pertenceu ao Porsche e um adolecente tentou roubar o volante do Porsche e cortou o braço.

George Barris emprestou os restos do carro para a polícia de estrada da Califórnia para utilizar como exemplo da imprudência no trânsito. Antes que as autoridades o levassem, a garagem onde estava guardado pegou fogo e misteriosamente o Porsche se salvou com pequenos danos e o resto dos carros estacionados no local que ficaram completamente destruídos com o incêndio.

No dia em que o carro foi colocado em uma exposição em Sacramento houve uma quebra do estante e machucou um jovem presente no local. Quando o carro foi transportado para uma exposição próximo da cidade de Salinas, o caminhão patinou na pista e bateu causando a morte do motorista.

Os restos do Porsche Spyder que ainda pertencia a George Barris foi levado a Miami na Florida para ser exposto novamente, mas sumiu misteriosamente e não chegou ao seu destino.

Todos estes fatos seriam uma maldição ou apenas uma série de coincidências... E a sorte de Rolf Weutherich o mecânico que acompanhou James Dean não foi das melhores e em 1981 morreu em um acidente automobilístico na Alemanha, quando dirigia um Honda.

O Museu Volo auto de Illinois que possui a única peça original do Porsche Spyder, a porta do motorista restaurada, oferece a quantia de 1 milhão de dollares a quem queira vender os restos do "Little Bastard", desde que George Barris reconheça a autenticidade.

Dario Faria
fotos e pesquisa: book James Dean, the authorized biography.

2 comentários:

  1. Logo no começo da materia eu já pensava em alugar os filmes de James Dean,mas agora nem quero saber... é muito macabro.

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  2. Caro Afonso
    Os americanos gostamde contar histórias, principalmentes as fantasmagólicas e depois fazer filmes récorde de bilheteria do tipo: Exorcista ou Sexta-feira treze e outros mais, acho que faz isto parte da cultura americana, não duvidaria se fizecem um filme sobre este Porsche 550 algum dia deste equanto aos filmes de James Dean são bem diferentes desta história, o primeiro não vi por aqui (jardim di éden); o segundo: "rebel without cause" ou Juventude transviada, só assisti em cd e é meio chato e monótono, exeto o pega de carros e o terceiro "giant" ou Assim caminha a humanidade" é mais interessante com a beleza de Elizabeth Taylor bem novinha e a história em si é muito boa, vale a pena ver o filme e a fotografia de cenários.
    E ainda sobre o Porsche 550 Spyder acho que somente um deste esteve aquí no Brasil em 1953 trazido pelo piloto alemão Hans Stuck para uma prova no circuito da Gavéa o Xll Grande Premio da Cidade do Rio de Janeiro, e o carro foi vendido para Ricardo Fasanello edepois para Christian "Bino" Heins eChico Landi e depois foi re-exportado ou vendido na Alemanha. Hoje um Porsche deste original custa uma pequena fortuna no mercado de autos classicos.
    Dario Faria
    Dario Faria

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