É muito raro ver um Vw made in Germany na rua, por ter vindo poucos modelos para o Brasil, este exemplar do ano de 1969 chegou por aqui atravéz de uma embaixada sul-americana, segundo informou o atual proprietário, foi trocada a cor para o cinza prateado em sua ultima restauração pelo dono anterior.
As alterações em comparação com o modelo Vw nacional do mesmo ano são muitas: o vidro do para-brisa maior é uma delas.
As janelas das portas e as laterais traseiras foram aumentadas e o vidro do quebra-vento sofreu uma pequena inclinação.
O vigia traseiro também teve um percentual de aumento em sua totalidade; os para-choques e o capo traseiro com este formato só foi introduzido no Brasil no ano seguinte, em 1970. As lanternas grandes, aqui apelidadas de "Fafa-de Belém", em alusão aos generosos seios desta cantora não correspondem ao ano deste modelo, que foram introduzidas na Alemanha a partir de 1973 e que recebeu o apelido de "pata de elefante" por seu formato arredondado e neste caso mais uma "atualização" do antigo proprietário.
As fotos acima nos mostra as opções disponíveis em 1969 dos modelos made in Germany, no caso do Karmann cabriolet possui 28 entradas de ar no capo traseiro, 18 a mais que o modelo luxo para auxiliar na refrigeração do motor e compensar as que foram eliminadas que ficavam próximas ao vigia traseiro e substituídas pela pela capota de lona. O modelo 1300 mais simples não possuía estas entradas de ar no capô, igualmente ao nosso modelo nacional.
Fotos: Dario Faria, book Volkswagen Beetle and derivatives.
excelente, o modelo alemão não saiu aqui mas seu chassis e suspensões macpherson foram usados na variant II, o melhor carro a ar que a vw já fez.
ResponderExcluirOlá Luiz.
ResponderExcluirTemos uma grande defazagem de evolução de modelos Vws em relação aos alemães e até os modelos dos mexicanos sofreram mais evoluções que os nossos, ficamos estagnados no tempo como se estivessemos sido congelados, um Vw 59 tem peças iguais aos ultimos modelos, veja o caso do vidro do para-brisa, não sei ainda o porque disso tudo...
Dario Faria