sábado, 4 de dezembro de 2010

No carburador; lente da "bananinha" de seta e na chave do veículo...
Os componentes elétricos também receberam o logotipo da era Kdf-wagen (1938-1945)...
As carcaças dos faróis dianteiros era timbrados com o emblema...
E até as lentes de vidro eram identificadas com o "coglog" (logotipo da engrenagem) Kdf-wagen...
Mas após o término da Segunda Guerra a companhia foi tomada pelo ingleses, o Major britânico Ivan Hirst, o responsável pela tutela da fabrica decidiu que a partir de 1945 o circulo e não mais a engrenagen com as letras "V' e "W" deveria ser o logo oficial da Volkswagen.
Este logotipo da Volkswagen foi registrado em Outubro de 1948 no Departamento Alemão de Patentes em Munique e desde então, tem sido usado em diferentes variantes.
Já foi levemente modificado, preto no branco, mais tarde azul no branco ou branco no preto ou azul. A cor azul foi fortemente moldada à identidade da marca Volkswagen. Hoje é considerada por muitas pessoas como "a cor Volkswagen".
Em 2000 foi feita uma adaptação tridimensional.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal; Internet.

8 comentários:

  1. Tem coisas que eu não entendo mesmo... há uma certa culpa coletiva pelo passado da Volkswagen, quanto ao Fusca e o contexto do seu surgimento. Sim, o Fusca surgiu na época quando a Alemanha vivia sob o nacional-socialismo, ou nazismo, como queiram. Isso não deveria tirar nenhum mérito do carro, mas acabou tirando. Nas eleições do “Carro do Século”, o Ford T “ganhou” do Fusca justamente porque a comissão era, em maioria, de norte-americanos, que com certeza puxaram a brasa pras suas sardinhas e levaram em conta o fato do Fusca ter surgido naquele contexto histórico.
    O nazismo é parte da história da humanidade assim como os massacres que cada metrópole impôs ao seus povos colonizados, assim como o horror da escravidão dos negros dentre outros fatos. Não culpemos os objetos, culpemos o homem, que é quem promoveu tais horrores. O Fusca não tem culpa. Se usaram um Kübel para matar, o mesmo carro também foi usado como ambulância, para salvar.
    A Bayer fornecia a química usada nas câmaras de gás. Nem por isso eu deixo de comprar Baygon para matar as baratas da minha garagem.
    Atenção aos discursos: eles nunca são neutros.
    Dario, as sombras do passado da Volkswagen são sombras do passado da humanidade, como um todo. O nosso Fusca e seu criador, FERDINAND PORSCHE (e NENHUM outro, seja católico ou judeu) não merecem desprestígios. Tenho certeza que o amigo concordará comigo.
    Falemos sim sobre a história da Volkswagen, mas mantenhamos em mente que todos somos frutos do momento histórico no qual estamos inseridos, e os momentos históricos são sempre passageiros.
    Sem culpas quanto ao passado da Volkswagen.

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  2. Claro que concordo com suas palavras Prof. Chico, mas sinceramente não entendi o comentário nesta publicação. Apenas discordo sobre o fato do Ford T ter sido eleito carro do século, não acredito que tenha sido uma puxação de saco, temos que analisar que o "T" foi o marco para a popularização do automóvel no mundo e mais ele vendeu 15 milhões de unidades em poucos anos, os vinte e pouco milhões de Fuscas vendidos foram em quatro décadas.

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  3. Olá Prof. Chico,
    O fato de ter colocado o titulo na postagem de "sombras do passado" não foi e nem será, caso utilise novamente este mesmo titulo, com a intenção de lembrar e relembrar momentos de conflitos sombrios da humanidade, e sim pelo fato de mesmo ter se passado tantos anos ainda restam pedaços da história do Vw Kdf-wagen com seu simbolo: o VW e a engrenagem...Tenho consciência plena o quanto se associam o pobre do veículo aos que dele usaram para a destruição, e se isto foi feito com o Fusca imagine com os veículos militares: o Kubel e o Schwinn, e eu posso diser isto por que já andei e naveguei em um deste...Mas isto não é só aquí e nem é de hoje que este preconceito acontece, após o término da guerra muitos (centenas) de Vws militares foram descaracterizados para apagar as tristes lembranças que neles se associavam, tenho várias fotos demostrando isto, e afinal a Guerra felizmente passou e as qualidades do Vw superaram tudo isto provando que Dr. Ferdinand Porsche estava certo e o Vw é (quase) eterno, é só ver quantos estão rodando pelo mundo afora...
    Dario Faria

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  4. E para concluir, uma rápida explicação: a primeira foto em que aparece a sombra do antigo emblema do Kfd-wagem foi tirada por acaso, eu estacionei meu Vw 54 oval em frente de casa e a posição do sol favoreceu esta foto que ao notar a silhueta no asfalto do emblema fixado no para-choque dianteiro prontamente "clikei" e acho que por isto me motivou a colocar este titulo na postagem...
    Dario Faria

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  5. O Fusca é o carro do século XX, pela extensão e pela intensidade de sua representatividade, com todo o respeito e deferência que o modelo T merece.
    A extensão é devida às seis décadas de produção, abrengendo o mundo inteiro; a intensidade deve-se ao fato do Fusca ser um ícone da cultura mundial conhecido e reconhecido globalmente, em escala muito maior que o T. Defendi o Fusca num texto sobre isso na revista Época, em 98.

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  6. Olá prof. Chico.
    Gostei muito de saber o quanto vc aprecia o Vw Fusca, se assim desjar podemos publicar no blog o seu texto que eu penso que será bem vindo...O que acha disso?
    Dario Faria

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  7. Essa revista é muito velha, tá no sótão, eu precisaria achá-la, só lembro que na capa tem o rosto do Lula... abr.

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  8. Olá prof. Chico.
    Por muitas vezes me acontece isto, quero achar algo e fica difícil, mas isto faz parte da vida, temos que ter paciência que as coisas vêm em nossas mãos...
    Dario Faria

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