sábado, 22 de janeiro de 2011

Vw - réplica 11cv

Eu tirei esta foto em 1985 em um encontre de autos antigos, e ao lado do carro: Nancy, minha futura esposa.
Durante muitos anos fiquei intrigado em descobrir a verdadeira identidade deste fora de série feito em fiber-glass com mecânica Vw...
Até que recentemente navegando na Rede encontrei esta informação que o estranho veículo era proveniente da empresa Spiller Mattei localizada no Rio de Janeiro que naquela época oferecia carros montados ou em forma de kit no estilo: faça você mesmo"...Este que levava o nome sugestivo de: Gringo.
E segundo informa o folheto de vendas, a inspiração do modelo foi baseada no Citroen 11 cv, um dos mais populares modelos franceses fabricado de Julho de 1934 até 1957 quando foi substituído definitivamente pelo avançado modelo DS.
A fama deste carro francês era de não capotar, devido ao seu baixo centro de gravidade e reza a lenda que a fabrica dava um modelo zero quilometro para quem se atrevesse a tal façanha.
As fotos mostram um raríssimo coupe teto duro 11CV com carroceria especial denominada Chapron.
A conclusão é que a réplica está bem distante do modelo que diz ser inspirado, mas se que importa é dar asas a imaginação...Tudo é valido.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal

6 comentários:

  1. Dario, saquei bem a cena da primeira foto: você estava com a máquina fotográfica na mão, viu o carro, quis fazer uma foto, mas para não parecer muito maluco, disse: "Amor, vou tirar uma foto sua junto a esse carro", acertei?
    -Bem, o monte de plástico aí não tem nada de Citroen, convenhamos. Mas o Citroen sim, carro bacaníssimo! Carroceira Chapron, coisa fina.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Na época a empresa lançou também a versão fechada com duas portas muito parecida com o carro original), mas como era cara, optou por lançar esta versão "meio buggy" sem portas. Aqui no Rio, vira e mexe se encontra esta versão buggy, mas a versão fechada só vi na época...

    ResponderExcluir
  3. Olá Gui.
    Este Citroen coupe teto duro é um dos mais raros entre os 11 ligeiro e muito bonito.
    E quanto ao Spiller Mattei Gringo, gostaria de ver um deste com versão fechada mas penso não deve ter sobrevivido nenhuma e o capo traseiro desta versão em fiber-glass lembra mais o modelo Citroen 15C, pois o 11CV o pneu estepe era fixado na parte traseira externa.
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  4. Olá Cesar.
    Tanto voce quanto eu sabemos bem o que foi a febre dos fora de série no tempo da ditadura militar onde a importação era proibida e o "must" era ter estes carros feitos artesanalmente, e o que vemos hoje em dia é que os poucos que sobreviveram se transformaram em verdadeiras sucatas e salvo raras excessões, quando vejo um fora de série circulando na rua e estou com meu filho eu comento com ele: "você não pode imaginar o quanto era o maximo ter um carro deste naquela época passada", e ele fica com um olhar de duvida e descrença e deve pensar como pessoas poderiam admirar algo tão estranho;exótico ou até bizarro?
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  5. Vou te conseguir fotos do Gringo do meu cunhado. Tá muito bonito. Aí tu mostra pro teu filhote!

    ResponderExcluir
  6. As informações sobre o Gringo são encontradas em vwgringo.blogspot.com.br espero ter ajudado, abraços!

    ResponderExcluir