O modelo Vw Kombi iniciou a produção em 1950 (8th March 1950 from chassis # 20 00 001), mas apenas com o tipo Furgão, um utilitário sem janelas da porta do motorista para trás e ideal para entregas e pronto para o trabalho e com o sucesso do modelo a gama de modelos ampliou com o passar do tempo e em 1951 surgiu o clássico modelo para transporte de passageiros com uma ampla área envidraçada(23 windows) e um peculiar teto solar que se estendia por toda a parte do teto após o motorista e se chamou de "Samba", e com a ajuda dos esclarecimentos do amigo e colaborador Alexader Gromow para este curioso nome:
"Neste tempo foram fabricados modelos de super luxo que os usuários alemães apelidaram de Samba Bus, talvez pela expressão "Ramba Samba" que era uma gíria na época e que vinha do nome de uma música de mesmo nome e que depois passou a significar algo como "bagunça legal" ou "coisa legal" e alguém começou a chamar o carro assim. Este tipo de informação é só para quem fala alemão e conhece a fundo as peculiaridades da época - década de 50..."
Eu particularmente só conhecia o modelo "Samba" da foto tirada em frente ao antigo portão da Vw Rua do Manifesto (1954), e recentemente o amigo Gui do blog "antigosverdeamarelo' nos presenteou com mais uma foto de época em Poços de Caldas MG com um modelo visto por cima provavelmente em uma carreata...
E mais recente me chegaram as fotos que vieram a confirmar a existência deste raríssimo modelo no Brasil por intermédio de um dos nossos assíduos frequentadores...
O raro veículo ainda em fase de restauração caminha passo a passo para chegar a perfeição e retornar aos seus melhores "dias de glória"...
O painel é diferenciado dos modelos mais simples, pois ocupa toda a extensão e é provido de relógio de horas oriundo do Vw Fusca modelo luxo. Desejamos boa sorte no trabalho de restauro ao proprietário.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, antigosverdeamarelo e colaborador do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário