sábado, 26 de março de 2011

Vw - pequeninos SP-2.

Finalmente consegui adquirir esta miniatura HotWheeel do Vw SP-2, esta que saiu há algum tempo atrás tem sido alvo de pseudo-colecionadores, que correram as grandes magazines e compraram que viram pela frente no intuito de ganhar algum, eu mesmo paguei 5 vezes mais do valor oficial de mercado que é apenas R$4,99 e isto é igual ao antigo ágil de automóveis da década de 80, este é o preço que está agora por aí e vai subir...
O modelo original também tem subido o seu preço nas alturas, me recordo nos anos 80 ninguém queria este carro, desprezado era visto em portas de bares de quinta categoria e agências de periferia, aquelas que sempre tem uma gaiola passarinho na parede e os veículos sempre em péssimo estado e com a documentação irregular.
Mas este tempo já se foi e se fosse possivel fazer uma cronica deste carro ou um outro antigo eu diria: no lançamento um sucesso todos querem, depois de muito tempo a periferia de cidades nas mão de donos relaxados ou jogados em desmanches e ferro-velhos e novamente depois de muito tempo os que sobraram se tornam raros e valorizados e os que ficaram para trás servem para serem doadores de peças para estes privilegiados...
Me recordo do lançamento do SP-2, fui a Feira da Industria Alemã em Março de 1971, mas era adolescente de apenas 12 anos e não tinha os recursos fotográficos de hoje. E já em 1973 o vizinho de um amigo chamado Elói Halter comprou um zero kilometro na cor verde hippie e discutiamos qual era o mais belo: SP-2 versus Puma tubarão...
Contar a história deste Vw clássico considerado hoje por muitos é de responsabilidade de quem conhece, acima o livro dedicado aos veículos nacionais do Enio Brandenburg e abaixo o texto sobre o SP-2...
Ou consultar site especializado deste modelo:http://vwsp2classico.blogspot.com
Ao que eu já escutei de histórias sobre este clássico, talvez algumas verdadeiras outras não: o carro foi autorizado o desenvolvimento e fabricação a partir de uma reunião do então presidente da Vw Rudolf Leiding com militares no tempo da ditadura, pois a Vw brasileira não queria mais fornecer chassi para a Puma e este foi forçado a isto e como resposta autorizou o projeto que já existia meio as escondidas pelo Depto de Designer da Vw, também ouvi falar que hoje o Sr. Leiding andou especulando a compra de um SP-2 no Brasil para sua coleção particular.
A Karmann-Ghia fabricava as carrocerias e tinha uma desta na cor verde metálica nunca usada na parede da fabrica na ferramentaria e foi vendida após a união temporária com a Land-Rover, e foi parar na mão de um colecionador conhecido de S. Paulo que usou mais uns outros SP-2 comprados em lojas de usados da periferia para montar esta carroceria zero.
Algum tempo atrás foram vendidos para o exterior SP-2 e lá fora atingem preços na extratosfera.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, Diario Popular 1992, Automóveis brasileiros-Enio Brandenburg

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