Estes pequeninos Vw Split Window, conhecidos aqui no Brasil como: Vw duas janelinhas vieram de Portugal produzidos por uma empresa de brinquedos chamada Ribeirinho...
Apesar de pequenos, retratam os antigos Vws nos detalhes do para-choque vincado; pequenas lanternas traseiras e a placa de licença em estilo alemão com as letras acima e os números abaixo formando uma figura geométrica, estes são construídos de um plástico "acetato' duro e frágil por ser quebradiço e exige cuidados ao manusear...
E retratam o Vw Split Window em sua forma original e definitiva desde 26 de Maio de 1938 quando então foi colocada a pedra fundamental que deu inicio a construção da fabrica chamada Kdf-Stadf (cidade Força através da Alegria) do Kdf-wagen (Carro Força através da Alegria) na presença de aproximadamente 70.000 convidados. E seria este o Vw chassi numero 1, conforme indica a numeração da placa de licença...
Apenas três modelos foram apresentados nesta cerimonia inaugural: um Vw sedã; um Vw cabriolet e um Vw teto solar. Neste momento Dr. Prof. Ferdinand Porsche e seu filho Ferry Porsche que estavam presentes ficaram surpresos com o novo nome Kdf-wagen que foi referenciado o veículo e comentaram entre eles que seria difícil conseguir vendas no exterior com este bizarro nome, e nem tão pouco teriam sido avisados deste fato...
Este Vw Split Window basicamente seguiu este desenho sem grandes alterações até o final de Setembro de 1952, quando em 1 de Outubro de 1952 (chassi 1-0397 023) houve uma significativa mudança, painel de instrumentos; lanternas; luz de placa e para-choques foram re-estilizados e outros pequenos detalhes de acabamento: frisos; eliminação da ventilação externa lateral (esfria-saco) e isto lhe conferiu o apelido de "Zwitter" o hermafrodita, por ter detalhes do antigo Vw com duas janelinha e o painel do Vw Oval Window.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal; book "La Cox" France.
Belo carro esse split 1952, relemte um belo carro e muito facila para restaurar. prabens ao felizardo proprietario.
ResponderExcluir