terça-feira, 15 de março de 2011

Vw - placa oval de identificação.

As pequenas placas de forma oval que identificam a localidade ou país de origem do veículo é uma tradição antiga na Europa, acima o Vw Oval 1955 sun roof do amigo Alexander Gromow trás uma desta com a letra maiúscula "D" ou seja: Deutschland, para nós: Alemanha...E é sabido que no velho continente, a Europa muitos países são pequenos e próximos o que facilita o transito de veículos de um lado para o outro e a plaqueta auxilia neste momento...
Aqui no Brasil, no passado tentou se implementar esta cultura europeia, acima uma antiga e rara placa oval com a letra "BR", a bandeira inserida no circulo a direita e a esquerda o brasão do Lions Clube, entidade filantrópica fundada em 16 de Abril de 1952 e que caminha para os seus 50 anos de Brasil...
O Touring Club do Brasil é um dos mais conhecidos na distribuição desta placa oval, acima uma antiga e rara fundida em alumínio...
Este clube de prestação de serviços de assistência e socorro a veículos foi fundado em 1923 e já se vão 88 anos de estrada, e o brasão que acompanha a placa em chapa de alumínio estampado refere-se a entidade de colecionadores: Federação Paulista de Automóveis Antigos...
O Automóvel Clube do Estado de São Paulo surgiu em 30 de Junho de 1935 a partir da ideia de um grupo de amigos, que resolveram instituir uma sociedade sem fins lucrativos, a fim de oferecer aos seus associados uma gama de serviços e benefícios e criado com a finalidade de fomentar o desenvolvimento do automobilismo no Estado de São Paulo, e logo se tornou uma grande associação de proprietários de veículos automotores, um privilégio para uma parte distinta da sociedade paulista da época.
Dois grandes marcos na história do Clube ocorreram nos anos 70, pelo esforço do então nosso diretor esportivo, Sr. Mario Patti, conseguimos trazer a primeira competição de Fórmula 1 para o Brasil, em 1972. É certo que foi somente uma "apresentação", já que os pontos não foram válidos para o Campeonato, mas serviu como homologação do Autódromo de Interlagos para o Mundial do ano seguinte.
E foi em 11 de Fevereiro de 1973 que, com orgulho, fomos um dos organizadores do 1º. Grand Prix de Fórmula 1 do Brasil, no mesmo Autódromo de Interlagos, vencido por nosso primeiro campeão mundial, Emerson Fittipaldi - o "Rato", com o histórico Lotus turbo John Player Special preto/dourado, e o saudoso José Carlos Pace assumindo por alguns instantes o segundo lugar, pilotando seu Surtees TS14A - para o delírio total dos presentes.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, pesquisa de texto Google Internet.

3 comentários:

  1. E as plaquetas, realmente dão um charme para todos os carros antigos.

    ResponderExcluir
  2. Dario,
    Para carros que circulam pela Europa entre países é obrigatório o uso de plaquetas ou adesivos com a identificação da(s) letra(s) do país de origem do veículo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Prof. Felipe.
    A sua explicação é sempre bem vinda, isto eu não sabia...E eu penso que com a unificação da Europa, esta identificação de letras passou para um canto na placa de licença do veículo.E como comentou o Chrystian, as pequenas placas em forma oval é um charme de época que cai bem em carros antigos, eu mesmo enviei uma desta do Touring Club para o amigo da Australia colocar no Puma dele e fui muito agradecido por isto!
    Dario Faria

    ResponderExcluir