Durante o primeiro ano da apresentação do Vw no ano de 1938 foram fabricados 44 veículos e denominados VW38, no ano seguinte foram 50 veículos com a denominação VW50, neste período eles circularam pelas principais cidades alemãs para promover e divulgar o pequeno sedãn,nesta foto na principal avenida de Berlim em 1939 e atrás se vê o Porta de Brandenburgo que iniciou a construção em1789 e na extremidade direita da foto se vê estacionado um Adler 2.5 Autobahn
O modelo Adler 2.5 cabriolet foi uma realização da Karmann, este modelo ao melhor estilo saia e blusa, sua pintura bi-color lhe confere elegância e classe com um toque de requinte e bom gosto ao clássico modelo alemão.
Acima o modelo Adler 2.5 do ano de fabricação de 1939 que pertence a Família Mararazzo, a posição dos faróis dianteiros remete a figura de um besouro...
E as pequenas lanternas traseiras são oriundas do Vw 1956 e este também possuía a janela traseira "split window", algo em comum com o Vw de época...
O desenho acima determina o formato "streanline" do Adler 2.5, e isto lhe permitia chegar aos 125 Km/hora e manter uma velocidade constante de 110 km/hora nas rápidas estradas Autobahn alemãs que já não tinham limites de velocidades na década de 30.
A empresa Adler: águia em alemão e conforme mostra o logotipo, foi fundada por Heinrich Kleyer 1880 na cidade de Frankfurt e iniciou fabricando bicicletas, e passando para maquinas de escrever,motorcicletas e automóveis...
Após o término da Segunda Guerra a Adler ainda permaneceu produzindo motorcicletas, e depois foi transferida para as marcas inglesas BSA e Ariel. A parte de equipamentos de escritório passou para Triumph em 1957 para a Grundig e acabando nas mãos da Olivett, e se distanciando definitivamente de seu passado automobilistico com veículos com conceitos a frente de seu tempo...
Fotos: arquivo pessoal, Odair Ferraz, divulgação Internet.
Grundig fazia ótimos rádios, concorrendo diretamente com os Zenith. São bem cobiçados pelos DXistas até hoje para escutas intercontinentais.
ResponderExcluirADLER 2.5 - 1939. Na caixa de cambio desse carro, na parte de cima, tem uma suastica em alto relevo que faz parte do casco da caixa. Só conheço dois exemplares no Brasil. Em um leilão que participei de objetos antigos, deixado por um germanico, que faleceu à mais de 20 anos, dentre varios vasos e telas, foi leiloado esse carro, que fez parte do pacote. Quem arrematou ? No mundo dos colecionadores de São Paulo, um ex-politico e empresario de renome nacional, foi o felizardo arrematante pela bagatela de R$ 700Mil, levou o lote inteiro. São coisas de rico, que não sabe a onde colocar o dinheiro.
ResponderExcluirMarion Osten - S.Paulo
Olá Mario Osten.
ResponderExcluirobrigado pela história e as informações valiosas.
Dario Faria
Essa historia do automovel ADLER eu já conhecia. Realmente é verdade, na caixa de câmbio desse carro, tem uma suástica em alto relevo que faz parte da tampa. Um carro semelhante eu tive o prazer de ver foi no museu do finado Roberto Lee. Depois do infortúnio, soube que esse veirculo foi removido de lá e nimguem entre os colecionadores sabem o destino que foi dado para esse carro único do Brasil.
ResponderExcluirRio Claro, 07/02/2011
Flávio Rossi.