sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vw Baja Buggie e o V1.

O Fusca sempre teve um forte apelo popular (sobretudo nas áreas menos desenvolvidas do mundo) por causa de sua mecânica traseira barata e confiável, sua base plana e sólida, e sua suspensão resistente por barras de torção. Estes mesmos atributos fizeram do Fusca a escolha perfeita para ser a base de um veículo fora de estrada, como evidenciado pelo contínuo sucesso do carro na corrida off-road Baja 1000 americana...
Baja California ou Baixa Califórnia é a região do México e U.S.A. na fronteira da Califórnia e o estado mexicano de Sonora.
Baja ou Fusca Baja é o nome de um tipo de modificação feita sobre o chassi do Vw,basicamente mantendo a carroceria original, porém trocando os pára-lamas e outras partes por versões mais leves e menores, em fibra de vidro...
E o V1 foi um dos primeiros protótipos do escritório de projetos do Dr. Prof. Ferdinand Porsche feito em 27 de Abril de 1934 pelo então projetista Erwin Komenda. Em 22 de Junho daquele mesmo ano a RDA (Reichsverband der Deutschen Automobilindustrie) assinou o contrato para a execução de três protótipos: V1; V2 cabriolet e V3 com os faróis nos para-lamas.
E posteriormente mais 30 prototipos denominados VW30...
Todos estes não sobreviveram ao tempo, segundo consta foram destruídos no outono de 1942 por ordem do alto comando militar alemão naquela época...
As fotos acima foram tiradas no Museu da Vw Germany, quando o amigo Marco Alonso esteve em visita, e este tratas-se de uma réplica perfeita do V1 que a fabrica encomendou a "peso de ouro" a um artista artesão belga...
E as concidências visuais das fotos do Vw Baja Buggie nacional com o Vw pré-série são muito interessante, não poderia afirmar se houve inspiração no antigo protótipo quando se construiu o molde em fiber-glass dando-lhe uma aparência de um "siri de praia" com olhos salientes, mas com certeza ficou "uma gracima" como poderia dizer a antiga senhora apresentadora!
Fotos: Dario Faria e Marco Alonso.

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