Zwitter em alemão significa "hermafrodita", aquele que possui os dois sexos em um só corpo, esta estranha denominação em alemão é utilizada para designar os Vws fabricados entre o inicio de Outubro de 1952 (chassi numero 1-0397 022) e o último dia de Abril de 1953, sendo que o inicio de produção do Vw Oval window foi o primeiro dia útil de Março de 1953 (chassi numero 1-0454 951) e foi assim apelidado por possuir as características dos modelos "Split" e "Oval" misturados em um só carro...
As pequenas janelas traseiras bi-partidas e o novo painel que também conhecido como Oval Window dashboard por ser caracteristico do modelo seguindo o Vw com janela traseira oval...
Neste modelo muito bem equipado com acessórios raros: o relógio de horas na grade central é um charme a parte e uma caracteristica deste Vw Zwitter é o botão de partida para ligar o motor: vira-se a chave abaixo do cinzeiro a direita e pressiona-se o pequeno botão de partida no canto esquerdo superior ao lado do velocímetro, bem pratico.
O radio toca-fitas Pionner KP500 é também muito procurado nos dias de hoje.
O raro volante da marca Petri alemã é um acessório muito raro e por seu formato com braços em arame grosso é conhecido como volante tipo Banjo e é bem semelhante ao instrumento musical, o raro botão de buzina com a imagem de São Christovan, o santo padroeiro dos motoristas inserido em uma roda com os astros do Zodíaco todos na cor dourada também era um raro acessorio de época.
Acima um catalogo de época com quatro modelos de volante Petri fabricados em resina e denominado "Pealit": o primeiro um modelo Banjo com aro de buzina; a seguir um igual ao que esta no Vw das fotos anteriores, em terceiro o "Asa de Morcego" original do Vw até o inicio de 1955 e por último o de três raios do modelo Vw standart.
Muito interessante!
ResponderExcluirEu particularmente não sabia.
Abraço
Olá Fred.
ResponderExcluirEstes volantes são tão raros quanto caros, e foram utilizados em Porsche 356; Hebmuller e outras carrocerias Vw especiais para dar mais charme a estes carros e também justificar o alto preço pago por eles naquela época distante.
Dario Faria