A "Karosserie Hebmuller" fundada em 1919 por Joseph Hebmuller localizada em Wulfratt, Wuppertal na Alemanha apresentou em Dezembro de 1948 a pedido do então diretor da Vw Germany Henz Nordhoff três protótipos de um modelo especial de Vw versão conversível 2+2, e após a aprovação do modelo com uma solicitação inicial de 2000 veículos seus estilistas prepararam uma "palheta" de opções de cores para os clientes, nas fotos acima nota-se que os dois primeiros modelos: azul marinho e o outro vermelho vinho possuem o teto duro versão "hard top" , um estudo que não entrou em linha de produção e apenas um protótipo foi fabricado e segundo consta foi destruído em um acidente provocado por Paul Hebmuller, filho de Joseph Hebmuller e os outros dois logo abaixo: verde com lateral marfim e marrom com lateral marfim ainda possuem o nariz de placa idêntico ao modelo protótipo e portanto não iguais ao modelo de inicio de produção...
A foto acima com mais detalhes: a calota com o grande logotipo Vw...
Estas calotas eram originarias dos modelos Vws de 1949...
Agora o nariz de placa já esta com o estilo definitivo em tamanho integrado a tampa do motor...
As combinações de cores que foram oferecidas aos clientes eram todo em preto, vermelho ou branco e com opcões em duas cores (saia e blusa) preto e marfim, preto e vermelho, preto e amarelo e vermelho e marfim e ainda era aberto a opção para o cliente escolher a combinação personalizada que mais lhe agradasse.
Mas devido a um grande incêndio no dia 23 de Julho de 1949 as 14:00 horas que teve inicio na camera de pintura se alastrando por todas as partes comprometeu de forma drástica o cumprimento da produção e apenas 696 destes veículos foram fabricados desde Dezembro de 1948 a Fevereiro de 1953, embora os arquivos da fabrica apontem a produção de 750 carros.
É estimado que aproximadamente 100 veículos ainda existam nos dias de hoje e tornando assim um dos mais raros e caros modelo Vw marcado com traços de linhas belas e elegantes.
Dario Faria.
Fotos: Mr. Bob Shaill (arquivo), book: "La Cox une voiture en or", Jacky Morel-Françe.
Solicitei uma foto da Barn Samba, assim que a tiver vou repassá-la, ok?
ResponderExcluirOlá prof. Chico.
ResponderExcluirMuito agradecido mesmo por sua providencial colaboração, será sempre bem vinda para enriquecer nossos arquivos!
Dario Faria