Esta pequena miniatura de Kubelwagen foi um presente que recebi no inicio da década de 90 do amigo Alexander Gromow, quando então naquela época distante havia retornado de uma viagem a Alemanha, naquele tempo era raro de se encontrar este tipo especifico de miniaturas no mercado brasileiro...
O Vw Kubelwagen (carro balde/banheira) foi um veículo militar desenhado por Dr. Prof. Ferdinand Porsche para uso das Forças Armadas do Exercito alemão, tanto a Wehrmacht quanto a Waffen-SS. Foi inicialmente chamado Type62 (protótipo), e passou para o numero de código de fabricaçãoType 82...
Sua leveza, agilidade e ausência de fluido de refrigeração (evitando o congelamento e ebulição em climas extremos) não demorou para demonstrar sua superioridade em relação aos veículos 4X4 dos exércitos adversários. Enquanto seu chassis e mecânica eram construídos na KDF Stadt (agora Wolfsburg), sua carroceria era produzida pela firma Ambi Budd em Berlin, ironicamente era uma firma americana. O Kübelwagen era para os alemães o que o Jeep era para os Aliados...
Embora Hitler tenha cogitado com Dr. Porsche a possibilidade de uma aplicação militar para o Vw já em Abril de 1934, foi apenas em janeiro de 1938 que altos oficiais do Terceiro Reich encomendaram formalmente o projeto de um carro militar barato e leve, que pudesse ser utilizado tanto dentro como fora das estradas, mesmo nas mais inóspitas condições - tudo isso baseado na plataforma do Fusca...
Porsche iniciou os trabalhos no projeto imediatamente, entregando um protótipo no mesmo mês, mas durante o desenvolvimento logo percebeu que não bastaria apenas reforçar o chassi do Vw para agüentar o uso contínuo que os militares dariam ao carro. Tratando-se de um veículo de tração traseire e motor 1000cc, seria necessário que tal veículo fosse muito leve para poder ser utilizado satisfatoriamente em percursos off-road - de fato, a própria encomenda estipulava um peso máximo de 950 kg incluindo quatro soldados armados e equipados - ou seja, o veículo em si não poderia pesar mais do que 550 kg. Porsche então subcontratou a firma Trutz para ajudá-lo com a carroceria, valendo-se da vasta experiência deles em fabricar carrocerias para veículos militares.
Os militares começaram a testar o veículo após novembro de 1938, quando os protótipos foram formalmente apresentados. Embora não contasse com tração 4x4, característica básica dos jipes militares americanos, o carro mostrou-se excelente em terrenos acidentados, mesmo em comparação com os veículos 4x4 alemães contemporâneos - o baixo peso e o diferencial auto-blocante compensaram a falta de capacidade 4x4.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal; book Vw kubelwagen Military & Civilian; História veículos militares.
quinta-feira, 17 de março de 2011
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