sexta-feira, 8 de abril de 2011

Anuncio de época (27) Bizorrão

Esse foi o marco para a mudança mecânica do Fusca. Antes somente com a opção 1300 cc e 1500 cc, o Super Fuscão 1600S trouxe a motorização já existente no VW Brasília em outubro de 1974. Junto com o novo motor 1600 cc veio também a dupla carburação e as rodas aro 14" do Brasília. Mas sua potência era 5 hp superior a do seu irmão, devido a adoção de um escapamento esportivo. Para não correr riscos, a VW colocou as inovações em um modelo esportivo ou pelo menos com apelo esportivo, já que tinha uma tomada de ar no capô, volante esporte, diversos instrumentos no painel e bancos reclináveis. Se a VW colocasse essas mudanças mecânicas direto no Fusca normal em substituição ao Fuscão 1500 em linha, o público poderia não gostar e para voltar o 1500 assinaria o "termo nós erramos", não pegando muito bem a uma grande montadora. Já o 1600S poderia ser retirado de linha sem muito alarde. Geralmente as fabricas usam desse artifício para não errar, diferentemente das séries especiais, que são produzidas para dar um ânimo nas vendas de um produto estabelecido.
O Bizorrão - apelido dado pela fabrica - foi muito bem aceito e logo, em meados de 1975, o Fuscão 1500 deixou de ser produzido dando lugar ao Fuscão 1600, que conviveu junto com o Bizorrão e Fusca 1300.
Depois de cumprir o seu papel, o 1600S teve sua produção encerrada em 1976, com quase 20.000 unidades produzidas em apenas quatro cores: amarelo imperial; branco lótus; azul caiçara e vermelho rubi.

2 comentários:

Prof. Chico disse...

Azul caiçara? Nunca vi. Gostaria de ver uma imagem de um Bizorrão nessa cor.

Anônimo disse...

A pouco tempo meu pai adquiriu um vw bizorrão 1975 amarelo para minha irmã, que em breve irá reformalo e pinta lo de outra cor pois ela alega que esse amarelo é muito feio. gostaria de saber se esse fusca tem algum valor se for reformado com originalidade