terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fusca com 4 portas

Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, a Alemanha estava dividida e sucateada, com diversos problemas financeiros empobrecendo a população. O parque industrial alemão estava destruído e a única fabrica de automóveis que voltou a funcionar foi a Volkswagen. Devido a isso, surgiram muitos pequenos fabricantes de automóveis, assim como, pequenas empresas que faziam adaptações no "carro do povo", para diversos fins. Entre essas empresas surgiram aquelas que modificavam o Fusca para 4 portas, atendendo a solicitação do mercado de Táxi. Não existia nenhum carro barato e com 4 portas para atender esse segmento. O trabalho era muito bem executado, a plataforma era aumentada em alguns centímetros, sobrando mais espaço interno para o passageiro no banco traseiro. Já a porta dianteira era encurtada em largura, soldada uma coluna central, adicionada mais uma porta de cada lado e diminuindo o vidro lateral. A porta traseira era do tipo suicida, por causa dos pontos de fixação das dobradiças e facilidade de acesso, criando um charme a mais ao dengoso fusquinha. Todas as peças eram aproveitadas, sendo as mesmas existentes do modelo original, como maçanetas, fechaduras, batentes, frisos, cajados, etc., uma medida de economia. Internamente o Fusca não era modificado, permanecendo o mesmo interior, com os mesmos bancos, não ostentando nenhum tipo de luxo, próprio dos primeiros Fuscas. Depois a Alemanha foi se recuperando e essas empresas deixaram de fabricar esse modelo. Não tenho conhecimento da existência de algum exemplar da época, que não seja Split Window, portanto até 1952.
Um raro exemplar com teto de lona, a espera da restauração.
Existe até quem transforme esse modelo em Hot.
E no Brasil, não poderíamos ficar devendo para os alemães...
Tá bom, ficamos!

3 comentários:

Cesar Costa disse...

Não ficamos não... Em Sampa, na década de 60, um mecânico paulista fez uma adaptação assim....

Cesar Costa disse...

.

Cesar Costa disse...

Aliás, há cerca de um ano apareceu um fusca quatro portas tunado e inacabado no Mercado Livre. Até coloquei a foto da aberração no meu fotolog (www.fotolog.com/berlineta).
Só não boto o endereço direto aqui, porque estou no trabalho e o Fotolg aqui é bloqueado. É só ir lá no arquivo, que ele está lá...