terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vw - rodas raiadas

As rodas raiadas para Vws são muito raras de se encontrar, vejam este belo Karmann-Ghia de ano anterior a 1970 esta "calçado" com um jogo deste antigo acessório, ele foi visto no tradicional evento de Águas de Lindóia -SP a procura de uma vaga para estacionar.
O Sr. Frediani, um excelente funileiro ou lanterneiro como também se diz que reside no norte do Paraná, mostra um achado precioso, embora já oxidada trata-se de um modelo de roda raiada.
Em detalhe, pode-se observar que era caracteristico dos Vws com rodas de 5 furos e portanto um acessório da década de 60.
Esta foto enviada por Marcos Frediani (filho) foi restaurada e colocada em um Vw, eu não saberia dizer qual seria o fabricante nacional deste acessório, pois até agora não obtive nenhuma pista sobre a origem do mesmo, talvez um anuncio de época seria a resposta deste mistério.
Muito utilizada no exterior, é um equipamento glamoroso principalmente para carros ingleses como é o caso deste impecavél Austin Healey em exposição em Águas de Lindóia, notem que esta é chamada de "cubo rápido" devido a única trava em formato de borboleta que fixa o centro da roda e dispensa os demais parafuso e torna a troca do pneu muito rápida, ideal para competições.
Fotos: Dario Faria, Marco Frediani (arquivo pessoal)

3 comentários:

Multiland disse...

Eu tenho uma lembrança da minha infância com meu Pai em SP comprando rodas para Fuscas na Big Talas uma fabrica da época que acho era quem fabricava estas preciosidades.

* PIMENTA * EX Funcionario da Fabrica do MP Lafer Por Longos 10 Anos Ok * disse...

Ola Pessoal :

A Lafer Importava Essas Rodas Raiadas Inglesa da Inglaterra Aro 14X6 Com 4 Furos Com Pneus Original do Lafer Que e 185X70X14 Radiais,

So Que os Furos da Rodas Inglesa, Nao Batia Com os Furaçao do FUSCA de Onde e DERIVADO o MP Lafer Ok,

Ai Noz Faziamos Prisoneiro Interno Nas Rodas Com Porcas Cromada Para Aperta a Rodas Para Fora Ok.

QUALQUER PERGUNTA Sobre o MP Lafer Original e Outros Carros de Fibras e Replicas e Buggys e Gurgel e PEÇAS Pode ENTRAR no Meus E-Mail

Que ESTOU a VONTADA Para RESPONDER Ok Pessoal

Eles Sao :

PECAS.MPLAFER.ORIGINAIS@GMAIL.COM
Ou
CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM

ABRAÇOS * PIMENTA So FIBRA 10 *

Anônimo disse...

Elas são todas Fumagalli, e possuem cerca de dois modelos, uma de aço forjado e outra estampada, além de uma suave diferenciação no raiamento.. Abraços!!

Socrates