segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vw - reforço de para-choque

Recebi esta foto do meu amigo Gui, administrador do blog AVA antigosverdeamarelo que sempre nos surpreende com belas fotos aqui do Brasil, tornando este blog um verdadeiro registro sobre o cotidiano de uma época já distante. Afofo acima segundo as informações obtidas são da Avenida Presidente Vargas, penso que seja localizada no estado do Rio de Janeiro, na data de 16 de Junho de 1953 e o Vw é um split window e certamente anterior a Setembro de 1952 e é interessante notar os acessórios antigos: o exótico reforço de para-choques que eu não conhecia e o popular emblema manuscrito Volkswagen fixado no capo facilitava a identificação do nome do Vw que era então pouco conhecido, e o que nos mostra parece ser um confronto entre o pequeno Vw e o enorme caminhão, talvez um modelo Internacional ou Ford Thames, um duelo épico de Golias contra o Gigante...
A foto acima retirada do consagrado blog:http:"//autoentusiastas.blogspot.com/2010/10/o-primeiro-fusca.html", na matéria do Bob Sharp, um profundo conhecedor de Vws, conta a história e nos mostra o primeiro Fusca da família, este um modelo Vw 1953 oval window com um acessório peculiar, os reforços de para-choques dão um charme e graça ao modelo.
Dario Faria
Fotos: Guilherme Gomes,Bob Sharp.

3 comentários:

Prof. Chico disse...

Foto rara, maravilhosa, Dario. Deste modelo de reforço eu não conhecia. O mais famoso é aquele de curvas, já mostrado em teu site através de um Zwitter azul claro. Esse foi bem difundido. O do oval 53 da família Sharp e este da foto postada são outros modelos curiosos. O meu 53 teve, à época, um outro modelo ainda, horrível de enorme, acho que era originalmente para Chevrolet. Nas fotos que tenho do meu carro recém-emplacado, ele ainda estava só com os pára-choques originais, as fotos do meio do ano em diante já mostram os horripilantes reforços... O carro já não mais os tem, contudo o reforço da lâmina principal, curvo, ainda está lá... grato pela imagem!

Dario Faria disse...

Olá prof. Chico.
Gosto muito destas fotos, elas são de época e mostram acessórios que não vemos hoje, eu penso que os reforços de para-choques foram adotados aqui para que houvesse uma certa proteção das frageis laminas unicas dos Vw se resguardarem dos "parrudos" para-choques dos carros americanos, que eram uma constante no transito brasileiro.
Dario Faria

Prof. Chico disse...

Tens toda razão, Dario, mas acredite: esses reforços tinham mais efeito psicológico que qualquer outra coisa...