sábado, 26 de fevereiro de 2011

Vw - Cintra 959.

O Porsche 959 foi um modelo produzido visando prioritariamente à participação em ralis (competia na classe "b"). O modelo chegou a participar inclusive do famoso Paris-Dakar. A fim de atender a exigências da FIA, algumas unidades foram posteriormente adaptadas para uso comum. Venceu o Raly Paris-Dakar em 1986, sendo a Porsche a única montadora (joalheria na verdade) a vencer todos os tipos de corridas e campeonatos aonde correu!
E revirando o "fundo do baú" encontrei estas fotos antigas de um evento no Autódromo de Interlagos - SP, onde aparece este Vw Cintra que foi claramente inspirado no Porsche 959, o então estudante de Arquitetura e projetista deste "clone" foi André Cintra (ao lado do veiculo com as mãos no bolso e de óculos) que nesta época tinha apenas 19 anos...
Foram construídos apenas 3 modelos em 1992, todos com motor 1.8 turbo...
Tido como "garoto prodígio" ainda adolescente estudou com o Mestre Anisio Campos, criador de muitas maravilhas da industria automobilistica brasileira.
Da esquerda para a direita: Anisio, Tito Nakao, agachado, André Cintra.
Junto com as fotos, encontrei este antigo recorte de jornal de época com informações de vendas e preço para os futuros compradores interessados.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal, Google Internet.

2 comentários:

Renato disse...

Olá, conheço um desses que fica em São Vicente - SP estacionado na rua, na linha amarela, ao lado da linha do trem na cor branca. Quando passar por lá tiro foto.

Dario Faria disse...

Olá Renato.
Manda para o meu e-mail: dario.puma69@bol.com.br
Obrigado desde já.
Dario Faria