sábado, 27 de agosto de 2011

Vw - Newspaper.

Hoje fui a livraria e comprei um book sobre a histórioa da Porsche, livro ingles, escrito em espanhol e impresso na Malasia, deve ser a globalização.
E deparei com a edição do Jornal da Tarde com algo interessante sobre Vws...
O suplemento Jornal do Carro, trazia uma matéria sobre o museu da Vw Germany...
O painel do Vw Oval Window em destaque na foto certamente é de um Vw 1953, o unico que tem o pequeno botão "start" cromado do lado esquerdo do relógio do velocimetro para dar a partida no besouro...
E algumas fotos dos veículos expostos no museu completavam a matéria...
O Vw 1958 adaptado para visitas a fabrica alemã, uma espécie de trenzinho...
O Vw Kdf-wagen 1943, remanescente dos tempos da Segunda Grande Guerra...
Apenas 2 Kommandeurswagen foram montados pelos aliados ingleses após o término da guerra em 1946 com sobras de peças e com tração nas duas rodas traseiras. E 667 veículos militares com tração 4X4 montados durante a guerra: 1942 (134 unidades); 1943 (382 unidades) e 1944 (151 unidades), mas o texto da foto esta incorreto...
A primeira Vw Kombi foi montada em Novembro de 1949 e não no ano seguinte como afirma o texto. Kastenwagen "o carro caixa"...
O Karmann-Ghia Type 34 1960, entrou em produção em 1961, mas não obteve o mesmo sucesso de seu "irmão"...
E finalizando um Vw SP-2 projeto genuinamente brasileiro, mas que conforme comenta o texto, foi erroneamente trocado pelo nome de Puma 79.
Dario Faria.
Fotos: T. Oliveira/AE. (Jornal do Carro)

8 comentários:

Prof. Chico disse...

Quem nos dera a Volkswagen do Brasil houvesse salvo carros como o seu primeiro Fusca nacional, o milésimo Karmann Ghia, protótipos etc etc etc.
O AutoMuseum é como se fosse a nossa Meca, temos de ir lá pelo menos uma vez na vida. O painel com botão de partida mas cujo cinzeiro é sem moldura, apenas com puxador, é de Volks 1953 segunda série.

Dario Faria disse...

Olá Prof. Chico.
Voce está redondamente corrreto: se pudessemos gostariamos muito de ir a Meca dos Vws, o museu da fabrica alemã, e certamente no meio do ano, quando aconteceria um grande evento de encontro de Vw Vintage, a exemplo do nosso amigo Marco Alonso. A Vw do Brasil, parece que guardou alguns carros interessates, mas nada de fazer um museu aberto ao publico.
E quanto ao botão do painel, já corrigi o texto, eu penseu no ano de 1953 e publiquei 1954, o Ricardo Feres, um expecialista em Vw Vintage sempre me dizia: "Gosto do Vw 1953 porque é o unico que tem o botalzinho de partida no painel", isto ha uns vinte e poucos anos atrás, e quanto a moldura do cinzeiro, outra dica que aprendi.
Dario Faria

Mazinho Rocha disse...

Olá Dario! Tentei mandar para o seu e-mail uma foto de um fusca 1953 daqui de Criciúma-SC que esteve no nosso XV Encontro de Veículos Antigos mas não consegui. Mandei a foto pro e-mail do Felipe e pedi pra ele encaminhar pra vc. Parabéns pelo blog e um graaande abraço!

Dario Faria disse...

Olá Mazinho
Mande o endereço de seu e-mail que eu replico o meu, acho que dá certo...
Dario Faria

Prof. Chico disse...

Sinceramente, os carros que a Volkswagen do Brasil salvou foram os que hoje estão no AutoMuseum de Wolfsburg. Os que surgiram depois, "achados" nos "guardados" da montadora brasileira, são conversa boa pra boi dormir. Até onde eu me lembro, o único carro que a Volkswagen do Brasil salvou desde 0 Km foi o Última Série que em 87 foi enviado para a Alemanha. Só para se ter ideia, o SP-2 e o TC foram restaurados para serem enviados, de modo que o pensamento da Volkswagen do Brasil nunca foi o de preservar seu passado. Só agora que a cobrança do público fez algum efeito. Aqueles carros que hoje estão com a montadora não foram guardados desde 0 Km, isso é conto da carochinha, conto sobre o CAROCHA para os ingênuos de plantão. Volkswagen do Brasil, cadê o cabriolet 1958 com o qual JK inaugurou a fábrica? E o nosso primeiro nacional? Algum carro da década de 60 com vocês desde zero? Ou mesmo dos anos 70? Se não fosse por nós, já era. Desculpe o tom, Dario, mas eu sofro muito com esse descaso. Abraço!

Mazinho Rocha disse...

Dário, mande e-mail pra mazinho@engeplus.com.br ou acesse meu blog www.autosclassicos.blogspot.com
Graaaaande abraço!

Anônimo disse...

Showwwwww de bola se no Brasil tivesse algo assim pros amantes da VW curtirem, mas faze o q.

Abraço Chrys

Dario Faria disse...

Olá professor Chico.
Concordo com o seu pensamento, e fica aquí frase:povo que não tem uma memória do passado, certamente terá um triste futuro.
Dario Faria