quinta-feira, 12 de abril de 2012

Adeus ao grande criador Ferdinand Alexander Porsche

Há quase dois anos, o meu amigo Dario Faria fez a publicação sobre "O Primo Porsche", onde ele falava sobre parte da história da família Porsche, sendo novamente publicada hoje. Com o falecimento de Ferdinand Alexander Porsche, aos 76 anos, no dia 5 de abril de 2012, o Fusca Classic vem prestar uma homenagem ao grande homem e designer. 
Dr. Ing. Ferdinand Porsche com seus netos: Ferdinand Piech à direita, filho de Dr. Anton Piech e Louise Porsche e a esquerda Ferdinand Alexander "Butzi" Porsche, filho de Ferdinand "Ferry" Porsche e nas mãos do avô Porsche o pequeno modelo do 356/001, este o primeiro veículo que receberia o carismático nome Porsche, o inicio de uma saga de esportivos respeitada no mundo todo .
Foi designado ao jovem Ferdinand Alexander Porsche, apelidado de "Butzi" a tarefa de desenhar o sucessor do já consagrado Porsche 356, e o primeiro modelo definitivo deste trabalho foi apresentado no Salão de Frankfurt em setembro de 1963 com a designação Typ 901, conforme demonstra a placa de licença do carro exposto, mas a Peugeot francesa reivindicou os direitos sobre a patente de ter modelos de carros com a designação de três números e um zero ao centro deste e assim a Porsche achou por bem trocar o nome para 911 para evitar problemas nas vendas para o mercado francês e surge a saga dos famosos Porsche 911.
A foto acima mostra um modelo Porsche 911 ano 1967 equipado com motor 6 cilindros e com as esportivas rodas em liga leve marca Fuchs, a marca Porsche sempre foi sinônimo de velocidade e elegância, mas com um valôr de lançamento muito alto de 21.000 DM (marcos alemães), próximo a 25% a mais que o modelo anterior: o Porsche 356 que estava saindo de linha.
Acima um raro modelo Porsche 912 ano 1968 no encontro da Luz em São Paulo. Segundo conta-se que uma decisão da diretoria da Porsche foi tomada para atender o depto de vendas, concluiu-se que era necessário deixar que muito mais pessoas tivessem a oportunidade de comprar um modelo Porsche,
e assim surgiu o modelo Porsche 912 em abril de 1965 com um preço de 16.250 DM (marcos alemães) e com um motor de 4 cilindros, 90 cv este modelo foi produzido até o final de 1968 quando sofreu a concorrência interna do modelo Porsche 911T que era vendida ao preço de 17.500 DM, apenas 2.100 DM a mais que o modelo 912.
fotos: Dario Faria; book The Porsche complete history.


Tenho a completar a história de Ferdinand Alexander Porsche, que ingressou na empresa em 1958, na engenharia Porsche e posteriormente assumindo o cargo de chefe do departamento de estilo da marca alemã em 1962. Seu pai Ferry Porsche como grande empresario e fundador da Porsche, visando a disputa entre os primos, seu filho Butzi e seu sobrinho Piech, aprovou em conselho, que nenhum familiar poderia ser empregado da empresa, participando apenas do conselho, quando da abertura do capital da empresa no começo dos anos 70. Com isso Ferdinand Alexander montou a Porsche Design Studio em 1972, projetando diversos objetos entre óculos, canetas e utensílios para cozinhas, se tornando uma empresa de sucesso. Já seu primo Ferdinand Piech, foi trabalhar em uma pequena empresa: ser presidente da Volkswagen.
Ferry tinha toda a visão do mundo, quando encarrou o projeto Cisitalia e salvou seu pai da prisão francesa; quando fundou a Porsche, iniciando o projeto 356 e se transferindo para a Áustria; e quando separou os dois gênios da família.

domingo, 8 de abril de 2012

Vw - Dune buggies & Hot Vws magazine

Após um breve periodo de ausência, volto a postar novamente, e para marcar este momento, fica aqui o registro do encontro do dia Nacional do Fusca 2011, matéria que foi publicada recentemente na conceituada magazine americana Dunne buggies & Hot Vws edição de Abril de 2012, ou apenas "Hot Vws", esta que ao meu ver está entre as duas melhores do genero "Vw' em USA, a outra seria a Vw Trends, mas a minha favorita é a Hot Vw. Durante muito tempo conprava esta magazine em bancas de jornais ou livrarias e cheguei até a ser um assinante em 1985, mas o tempo foi passando e as coisa mudando, e hoje se torna mais difícil e complicado obter estes exemplares, este foi adquirido via Internet...
A matéria foi feita pelo velho amigo de sempre: Eduardo Farha, um grande entusiasta de Vw que mora aqui em São Paulo, e envia artigos para o editor da magazine "em USA", como dizem os portugueses. Embora o evento tenha ocorrido no ano passado, e levou quase um ano e meio para ser divulgado, isto não tira o mérito e o brilho de sua realização...
Quando encontrei amigo Eduardo Farha em Janeiro passado no evento do Dia do Fusca, ele me comentou sobre isto e afirmou que meu Vw 54 sairia na sessão de fotos, e de fato foi o que ocorreu, e fiquei muito feliz com isto. Também recebi um e-mail do amigo Val Arrais que também teve seu Hebmulller réplica publicado em foto...
Outros também apareceram, e eu penso que isto só tem a engrandecer e mostrar que aqui em terras tupiniquins, não existe somente carnaval e futebol, como a midia ainda insiste em fazer isto a sua bandeira. a quantidade de Vws e a qualidade dos mesmos tem-se feita cada vez melhor e em maior numero, não deixando nada a desejar aos eventos que são tradicionais lá fora...
E para quem quiser conferir o texto e as belas fotos, e novamente o meu muito obrigado para o amigo Eduardo Farha que nos privilegiou desta divulgação.
Dario Faria.
Fotos: D. B. & Hot Vws magazine - Eduardo Farha.

quinta-feira, 5 de abril de 2012