quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dannenhauer & Stauss

O meu amigo Irineu Desgualdo Jr., me mandou essas fotos do Dannenhauer & Stauss no Museu da VW na Alemanha perguntando que "cazzo" é isso?
Depois da segunda grande guerra, a Alemanha sofria com a destruição e falta de recursos para sobreviver. Na área automobilística o único grande fabricante era a VW, desprezada pelos aliados, mas ativada para ajudar a reconstrução do país. Pela falta de opção de compra de outros tipos de veículos, nasce pequenos fabricantes de automóveis, dos mais diversos tipos, mas a maioria sempre baseados naquilo que eles mais tinham, o VW. Nesse contexto, surgi a Dannenhauer & Stauss .
Em 1950 o Porsche já estava sendo produzindo, o 356 Roadster, mas isso não impediu que muitas outras empresas fabricassem seus esportivos Cabriolets e Coupes, baseados no Volkswagen Sedan.
Pouco depois da guerra Dannenhauer, juntamente com seu filho Kurt Stauss projetaram o carro para sua empresa. Dannenhauer havia tido experiência com os primeiros protótipos Volkswagen antes da guerra, pois havia trabalhado para Reuters, a fabrica que tinha fabricado o VW3 em 1937 para Hitler. Embora Dannenhauer e Stauss estavam desejosos em construir seu esportivo baseado na mecânica VW, deixaram a concepção do projeto para outra equipe. E à Herren Wagner e Oswald foi dada a tarefa. Os dois tinham estudado em Sttutgart, sob a direção do Prof. Dr. Kamm, que antes da guerra foi o pioneiro na utilização do túnel de vento. O D&S foi baseado no Porsche produzido em 1950, mas ao contrário do 356, utilizava a plataforma VW e muitas peças do Sedan. A carroceria do protótipo, bem como em toda a produção, era construída a mão, em seções de aço moldeladas em molde de madeira. Os faróis eram do VW e as lanternas traseira fabricadas pela Hella, também podiam ser vistas em alguns modelos Porsche 356. Como é frequente nesses casos, em pequenas empresas, os números de produção continuam sendo uma questão de adivinhação, com estimativas variando de 80 a 135 veículos construídos, 16 dos quais são conhecidos por terem sobrevivido até hoje. A produção começou em 1951 e continuou até 1957, mas com o alto custo de produção e a forte concorrência do Karmann Ghia, que chegou em 1954, encerrou a produção dos esportivos D&S. A empresa Dannenhauer & Stauss existe até hoje, mas infelizmente deixou de produzir os esportivos.
Fonte: Wheelspin 21 set Edition

Um comentário:

Irineu disse...

Ho Ho Ho!

Mandou bem, Felipe. Eu tentei achar alguma coisa a respeito na www, mas não procurei com muito afinco, confesso.

[]

Irineu