domingo, 15 de agosto de 2010

Sabrico e o primeiro Vw (parte ll)

Complementando o postagem anterior, recebi do amigo Alexander Gromow mais informações sobre o primeiro Vw vendido oficialmente no Brasil em 1950, e nada menos que a própria cópia da Nota Fiscal de fatura deste pioneiro Vw.
Esta foto dos anos 60 representa o quanto a Sabrico tinha um potencial de vendas em veículos Volkswagen, o pátio cheio de Fusquinhas e Kombis e alguns "zerinho".Este é o Vw oval window 1955 do Alexander Gromow na década de 80 ainda sem a devida restauração e devido a sua cor em tom coral desbotada pela ação implacável do tempo recebeu o carinhoso apelido de "Rosinha" por seu feliz proprietário.
Poucos ou seria apenas este Vw que teve o privilégio de ser restaurado na própria fabrica que o construiu e segue o ditado popular: "O bom filho a casa retorna". E depois de finalizado a minuciosa tarefa de restauração a pose para a foto com a equipe da Volkswagen.
Abaixo a localização da Ala Zero na fabrica da Volkswagen do Brasil - São Bernardo do Campo.
Fotos: Alexander Gromow; Eduardo Tonin e Dario Faria (arquivo pessoal).

2 comentários:

rudinei disse...

Que material maravilhoso e raro essa nota fiscal de 1950 ! Rudinei.

Christian Steagall-Condé disse...

Muito legal o resgate!

Meu VW Sedan 1.300-L branco de 1977, é da SABRICO, que adicionava um emblema nos fuscas que vendiam.

Adorava visitar o setor de peças sobrsalentes, lotado de posters técnicos envidraçados, com dezenas de projetos gráficos, cortes, elevações e plantas com visões explodidas do Fusca, expostos pelas paredes.

Eu olhava para aqueles desenhos magníficos e precisos, como um renomado crítico de arte olharia para um quadro feminino do Modigliani ou para uma seda de Hokusai, do perído Edo, aliás, inventor do que hoje chamamos de mangá... ;)