Encontrei este antigo recorte de jornal datado de 23 de Novembro de 2000, que conta a tragetória do primeiro Vw vendido no Brasil pela concessionaria Sabrico do grupo Brasmotor, e devemos estar atentos ao fato de ser este um revendedor autorizado e certo que é o mais antigo de todos.
Tempos atrás apareceu em revista especializada matéria sobre um Vw 1949 encontrado e restaurado por um colecionador da Bahia, mas este deve ter vindo ao Brasil por meios de importação não oficial, em que período não se sabe por ser uma história obscura e misteriosa e talvez tenham uns outros mais deste ano de 1949.
O meu amigo de longa data e companheiro admirador nato de Vws Alexander Gromow se tornou um "expert" neste assunto, aqui e internacionalmente e de tanto pesquisar a história dos Vws, reuniu as informações de seu arquivo e publicou o seu livro com este tema especifico. E este eu recomendo.
Sendo assim bem mais fácil e instrutivo colher informações seguras sobre a historia dos Vws e evitar entrar em polêmicas de informações de fontes não confiavéis.
Alexander Gromow é presença marcante em eventos, está sempre atencioso a todos, e na foto conversando com Eduardo Ohara, um dos "alicerces" da fundação do Sedan Clube, este é foi o primeiro nome que originou o Fusca Clube do Brasil na década de 80 e em destaque o seu magnifico Vw 1955 oval window sun-roof (teto solar) primorosamente restaurado da própria fabrica da Volkswagen do Brasil na ala zero.
Fotos: Dario Faria, arquivo pessoal.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
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5 comentários:
o que é ala zero? Rudinei, Curitiba.
Olá Rudinei.
Desculpe-me por não ter dado a devida explicação no texto. A fabrica da Vw em São Bernardo do Campo por ter um tamanho imenso é dividida por prédios em forma de blocos e estes blocos são chamados de ALA, assim se vc estiver adentrando na empresa logo no inicio estará a Ala zero, e assim a contagem vai até a 14, mas recentemente encontrei um rapaz vizinho meu que disse estar trabalhando na Vw na contrução de mais uma Ala que será a de numero 15, e quando fui em visita na Vw, internamente tive que usar um ônibus urbano para circular nas ruas e me locomover de um prédio ao outro devido as distâncias entre eles.
Há um equívoco sobre uma afirmação sobre o primeiro Fusca comercializado no Brasil. Ele custou US$ 3.200,00, mas não custou o equivalente a R$ 6.150,00 atuais, pois a moeda norte-americana era bem mais valorizada que hoje. Para se ter uma ideia,em 1974 um Dodge Charger R/T (norte-americano) custava porco mais de US$ 5.000,00 nos Estados Unidos.
Olá Gerson.
Note que o recorte de jornal é datado de dez anos atrás e nem saberia quanto era o valor do dollar naquele tempo, e pense que os carros para os americanos são infinitamente mais baratos que em comparação com os que são vendidos aquí, sempre carregados de cargas tributárias absurdas para sustentar a maquina gananciosa do governo.
Dario Faria
Bem, meu nome é José Antônio Blanco, moro em Brasília e tenho um Volkswagen Sedan ano e modelo 1949 (uma das primeiras duzentas unidades do modelo exportação para a América - carro fabricado, quiçá, na segunda quinzena de julho de 1949). Meu carro está matriculado no Brasil. Consoante levantei, foram importados para o Brasil doze sedans, das vinte e quatro unidades não comercializadas nos Estados Unidos naquele ano. Esses carros pertenceram a Ben Pon, idealizador do Tipo 2. Dos vinte e quatro carros, doze foram vendidos no Brasil e os demais comercializados em outros países da américa do sul e central. Duas unidades foram vendidas nos EUA, mas não eram do mesmo lote.
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