A Primeira Kombi foi fabricada em 02 de Setembro de 1957, na recem construída Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP, e portanto sendo considerado este o primeiro produto Vw brasileiro, embora com um item de 50% de peças nacionais caminhava para atingir a sua totalidade em nacionalização.
Nos idos dos anos 60 a Volkswagen distribuía uma revista interna denominada "Familia VW"para seus funcionários e em uma destas matérias mostrou o destino que seguiu a primeira Kombi, primeiramente comprada para uso em trabalho árduo em uma fazenda chamada Tipiti no Rio de Janeiro e depois como carro de transporte de uma oficina de refrigeração da Consul, e em 1961 foi vendida em uma agência de usados como um veículo qualquer para um terceiro dono que mal sabia do valor histórico desta Kombi, mas mesmo assim sofreu varias alterações que mudaram a cor original de verde para verde e cinza e a pior foi a colocação de seis portas: três de cada lado e é possível notar o estribo do lado direito abaixo da porta incluída e também frisos que são de origem do modelo luxo, isto tudo para fazer lotação.
Mas como diz a matéria escrita na revista: "recorde é rotina", e muitas se seguiram depois da primeira Kombi e infelizmente não se teve mais noticias desta Kombi: "a numero 1".
Agora podemos nos perguntar:
-O por que não poderia ter ocorrido um interesse de a própria fabrica adquirir um veículo histórico deste como foi o caso da "numero 1" para a posterioridade?
-E por que a Kombi foi o primeiro produto Vw e não Fusca que era seu "carro chefe"?
Quanto a primeira pergunta prefiro não comentar, mas a segunda talvez seria por que a linha do Fusca não estivesse pronta em 1957 , pois a linha de produção da Kombi era bem menor que este e mais simples de mudar e talvez também que ocorreria uma grande mudança a partir de Agosto de 1957 quando então o Fusca perdeu a janela oval e a fabrica aquí estava esperando por estas "novidades" da amtriz alemã e inauguraria a linha somente em 3 de janeiro de 1959 e oficialmente em 18 de novembro deste mesmo ano. E curiosamente não encontramos Fuscas 1958, ou até agora não tenho visto e sim muitos Vws ano 1959.
Dario Faria
Fotos: divulgação,VW Família revista (arquivo pessoal)
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
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2 comentários:
Dario, a preferência pela Kombi certamente se deu também devido aos incentivos da época, que favoreciam aos veículos utilitários.
Gui,
De fato, o Brasil esta crescendo a passos largos para compensar o atraso e J.K. era o grande incentivador usando o slogan: "50 anos em 5" como referencia ao seu periodo de governo e certamente precisava ter ao seu lado os utilitario para o transporte e logistica naquela época e a Vw não deixou por menos com a nacionalização da Kombi e prova disso que ela sobrevive até hoje como um meio eficaz e barato,e a até quando se manterá em produção só o tempo dirá...E é também por isso que poderia ter sido preservada "a numero 1" e certamente faria bonito em qualquer coleção, e mais ainda agora que os veículos nacionais ganharam espaço e reconhecimento.
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