sábado, 12 de março de 2011

Vw - ADAC automóvel clube.

O amigo Fabio Ribeiro me mostrou este raro emblema alemão e com o auxilio providencial do tradutor on-line Google as palavras escritas significam:"Harz-teste de estrada, 31 de Janeiro de 1954", observe que no desenho existe uma placa de indicação de direção"Harz" é a mais extensa e elevada cadeia montanhosa do norte da Alemanha e o nome Harz deriva da palavra Hardt ou Hart, de raiz germânica que significa montanha florestada...
E inserido no contexto também tem o emblema do falcão negro que faz parte do emblema da ADAC...

Este que é visto em muitos veículos clássicos, acima um comemorativo dos 50 anos do clube...
A ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club e.V.) é o maior clube de automobilismo da Alemanha e Europa, com 15.290.614 membros em Agosto de 2005. Foi fundada em24 de Maio de 1903, atualmente opera um grande exército de mecânicos móveis em carros amarelos que assistem motoristas com problemas - os "Anjos Amarelos".
Mas na foto acima vemos um antigo e minúsculo veiculo denominado: Hanomag Kommissbrot 1920 com motor traseiro de 500 cc que de tão pequeno era apelidado de "pão de broa de soldado"e conta-se que era necessário apenas de uns poucos quilos de chapa de aço e uma lata de tinta para se fazer o pequeno carro, e este certamente não seria um socorro rápido e imediato.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal, divulgação Internet Google.

Nenhum comentário: