sábado, 9 de outubro de 2010

Vw - Alfa Romeo 8C 1931 réplica

Esta é a réplica do lendário Alfa Romeo 8C Monza 1931, feita em "fiber-glass" com chassi e mecânica Vw fabricado pela empresa L'autocraft do Rio de Janeiro, uma tendência de criação dos então denominados "fora-de-série" que tiveram seu auge no final dos anos 70 e década de 80, devido as duras restrições a importação de veículos.
A parte da carroceria feita em fiber-glass, eu acredito que deveria ser produzida na empresa Hidroplás em Botucatú - SP, especializada em produtos de fibra de vidro e que presenciei em cima de uma carreta vindo desta empresa naquela época.
Este modelo de corridas da Alfa Romeo sempre deve destaque em provas e se fêz adversário das não menos famosas Bugatti, e coincidentemente também que nas réplicas Vws em fiber-glass foram concorrentes de mercado de vendas. A foto acima mostra um raro modelo original Alfa Romeo 8C Monza que pertenceu ao famoso e pioneiro colecionador Dr. Roberto Lee e hoje faz parte de uma briga judicial de herança.
Conforme é descrito este esportivo foi de uso da heróica corredora francesa chamada Helle Nice, quando naquela época esteve no Brasil, uma bela história contada nesta pagina:http://www.pumaclassic.com.br/2010/03/dia-da-mulher-homenagem-helle-nice.html.
Mas recentemente em um forum de discussões li que este não seria o esportivo que pertenceu a corredora, e isto na verdade é uma polêmica que divide opiniões.
O que nos permite é dizer que a réplica do Alfa Romeo 8C Monza em fibra de vidro é um brinquedo de "gente grande" e muito divertido de passear em dias de sol em beira de praia, estradinhas arborizadas do interior...
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, divulgação.

3 comentários:

F250GTO disse...

Dario, se não me engano o carro da Viuva Porcina, era um Pretty, fora de série dos anos 80, com mecanica Fusca, inspirado no Fordinho 29.
Lembrando, que a L'Autocraft era tambem a fabricante da réplica da Bugatti.
Romeu

Dario Faria disse...

Olá F250GTO.
Realmente eu esta em duvidas sobre o carro que foi utilizado na antiga novela e por isto eu escrevi "eu penso" não afirmando a certeza do texto, naquela época eu era ainda adolecente e as lembranças se apagam com o tempo...Mas então acho que teve um Alfa réplica deste usada na novela "Cambalacho" pela Sra Fernanda Montenegro, me confirme se é isto e posso re-editar o texto. Qto ao Petry, acho este carro uma caricatura do carrinho do Pato Donald, algo entre um carrinho de parquinho de diversão e o do palhaço de circo de anão. Eu nem sabia que os dois carros (Alfa e Bugatti réplica) eram fabricados pela mesma empresa e no caso de réplicas de Ford, foi feita uma do Ford 29 com chassi Vw e muito melhor que a Petry, mas não me recordo da marca, só sei que foi testada pela 4 Rodas na época, mas nunca vi uma desta talvez você conheça.
Um abraço.
Dario Faria

F250GTO disse...

Oi Dario.
Me lembro da Fernanda Montenegro dirigindo uma dessas Alfas, em cena de novelas, provavelmente Cambalacho.
A L'Autocraft, que nasceu L'Automobile quando começou a fazer a replica da Alfa 31 em 76, tambem fabricou o Bugatti, o Ventura e um outro carro, chamado Sabre, que teve pouquíssimas unidades vendidas.
O VW Prety realmente estava mais para carro do Pato Donald do que paa Ford 29.
Tambem me lembro de uma outra réplica de 29, mas não me lembro o fabricante.
Teve tambem o Gazelle, inspirado em carros da decada de 20.
Abraços
Romeu