-Ferry Porsche ao lado do modelo cabriolet Zundapp Volksautos em Abril de 1932.
Dr. Fritz Neumeyer, o então diretor geral da Zundapp Motorcycle Company, na cidade alemã de Nuremberg, com o intuito de diversificar seus produtos devido a depressão financeira que se alastrava na Alemanha no inicio dos anos 30.
Herr Neumeyer então decide financiar um projeto de carro pequeno e popular e encomenda a Dr. Ferdinand Porsche três pequenos protótipos com propulsão de 5 cilindros, refrigerados a agua e motor tipo radial, e não aprova o projeto de motor refrigerado a ar apresentado por Dr. Porsche.
Foram fabricados dois sedãns e um modelo cabriolet, na primeira foto, as partes mecânicas ficaram de responsabilidade de fabricação dos funcionários da própria Zundapp e a parte do encarroçamento foi destinada a empresa Reutter da cidade alemã de Stuttgart.
O perfil aerodinâmico do desenho foi nitidamente inspirado no grande sedãn Wanderer 3,25 litros que Dr. Porsche já possuía anteriormente, e as carrocerias dos protótipos foram fabricadas em madeira e alumínio para serem mais leves.
Os testes iniciais apresentaram diversos problemas: o motor radial se demonstrou de difícil acesso de manutenção;a transmissão e o sistema de barras de torção se mostram frágeis em condições de uso severo e com tantos problemas a se resolver e a grande depressão que pairava sobre a Europa, Herr Neumeyer cancela o projeto e volta-se ao mercado de produção de motorcycletas, em acordo comum de ambas as partes passa a Dr. Ferdinand Porsche todos os direitos de criação e patente do Volksauto, que segue livre para continuar a desenvolver um veículo popular ou melhor: o "carro do povo" que seria o Volkswagen...
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal, fonte de consulta: book Volkswagen,Nine fives later 1930-65.
sábado, 9 de outubro de 2010
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