O projeto do Volkswagen : carroceria e chassi em chapa permitiu a criação de novos estilos de veiculos montados sobre ele, esta pratica feita desde o inicio da produção do Vw, sendo o mais famoso e de maior sucesso sem duvidas foi o Karmann-Ghia, mas isto não impediu que pequenos "carrozzieres" também materializassem sua imaginação.
Este exclusivo Vw esportivo foi desenvolvido no inicio dos anos 60 e sua história estava perdida no tempo, e recentemente foi achado por Mr. Nick Nikollas do blog:http://carrosantigos.wordpress.com quando então fez uma visita a um amigo que lhe contou esta incrivel história e lhe mostrou fotos e mais uma revista de época com a publicação de uma matéria sobre o raro modelo esportivo Vw com linha que lembravam o desenho de esportivos tipicamente italianos ou ingleses.
Segundo que consta na publicação este que foi batizado de "Brasilia", certamente uma homenagem a capital recém inaugurada, com a produção de dez veículos mensais em Novembro de 1960 seria elevada para quinze, apresentava duas opções de teto: lona e "hard-top" este podendo este ser retirado, na venda o cliente levaria o chassi novo ou usado ao fabricante que providenciaria a montagem ao custo que poderia ser: à vista ou financiado pela empresa Cassio Muniz S.A., talvez o representante do fabricante.
Nota-se pelo painel que muitos componentes do Vw sedan foram aproveitados, a carroceria provavelmente deveria ser de aluminio ou chapa de aço e moldada a mão por algum experiente funileiro artesão. Já que a fibra de vidro ou "fiber-glass" ainda algo raro e desconhecido por aquí. E a procura de mais informações sobre este misterioso modelo Vw esportivo nacional, cheguei a conclusão que ele foi fabricado em Petrópolis - RJ, e algumas pistas que foi visto um deste passeando em Buzios -RJ, mas apenas especulações e de fonte segura mesmo recebi a informação do Sr. Sidney Cardoso, um esportista conceituado nos meios automobilisticos que se recorda ser de posse de sua familia duas carrocerias destas no passado distante...
Esta exclusiva foto acima foi mostrada ao amigo Mr. Nick Nikollas pelo Sr. Luiz Sampayo , que encontrou o modelo ha 11 anos atras em Jacarépagua - RJ e também acrescentou que chegou a andar em um deste, que estave à venda em 1965 e equipado com mecânica Porsche 356 numa loja em Copacabana. Realmente uma oportunidade unica.
Dê minha parte ainda continuo atrás de mais informações e tempos atrás me recordo que vi anunciado a venda no "Mercadolivre" um deste modelo mas como sendo um modelo "Vw-Pininfarina", isto talvez para valorizar a venda do veículo certamente...
Dario Faria
Meus sinceros agradecimentos aos amigos: Mr. Nick Nikkolas e Sidney Cardoso.
Fotos e fonte de consulta de informações:blog:http://carrosantigos.wordpress.com
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Tem um modelo desse a venda no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174453775-karmann-ghia-1961-_JM
O dono afirma ser um modelo igual ao do Karmann Ghia do filme 007 Octopussy! Se alguem estava interessado no Brasilia, essa é a hora!!!
Abraços!
Cristiano Piló
As fotos:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=174453775_7869.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=174453775_1134.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=174453775_9467.jpg&v=O
Cristiano Piló
Foto do citado carro do filme do 007:
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/vw/antigos/karmann-telas-007.jpg
Se for o mesmo, é possivel que o Brasilia tenha sido inspirado ou copiado de algum Coachbuit ingles...
http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/karmann-ghia-2.htm
Postar um comentário