terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns SP, o Pátio do Colégio.

Quadro: a fundação de São Paulo - Antonio Parreiras 1913
A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu, em 25 de Janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres, entre eles Manoel da Nobrega e Jose de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduatei Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de Janeiro, dia no qual a Igreja católica celebra a conversão do apostolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre Jose de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:
"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apostolo Paulo, e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!".
Neste mesmo local onde outrora a cidade nasceu, a foto da década de 40 São Paulo mostra a sua vocação para uma grande metrópole, e as marcas mais vendidas eram as americanas tradicionais disputavam a preferência do cliente e poucos se aventuravam as marcas europeias...
Mas nos anos 60 a história do automóvel no foi mudando o seu rumo e a industria nacional já dominava em sua grande maioria em numero de veículos circulando e os Vws eram uma constante em todos os lugares.
O Pátio do Colégio é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. O local, no alto de uma colina entre os riosTamanduatei e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas.Em 25 de Janeiro de 1554 foi realizada diante da cabana coberta de folhas de palmeira e folhas de sapê de cerca de 90 m² - ou, como descrita por Anchieta.
Foto: monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo, instalada no Pátio do Colégio, a coluna de autoria de Amadeo Zani marca o local onde a cidade de São Paulo nasceu.
Dario Faria
Fotos: arquivo pessoal, divulgação Internet.

Um comentário:

Cimitan Jr. disse...

Confira as fotos do Dia do Fusca na fábrica da VW! http://meufusca1972.blogspot.com/
Grande abraço!