segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vw - Paxton Phoenix, o filho único.

Este exótico modelo exclusivo chamado de: Paxton Phoenix foi construído em 1953 pela empresa americana: Robert Paxton McCulloch que produzia moto-serras, e para este fim fundou a Paxton Automobile (Los Angeles -California), projetado por Brooks Stevens, criador do Jeep Wagoneer, em 1977 após a morte de Mr. Robert Paxton, Stevens comprou o protótipo e o guardou em sua coleção particular, até a sua morte em 1998, após isto foi vendido a Myron Vernis do estado americano de Ohaio.
Feito todo em fiber-glass até os para-choques e com um desenho que se misturava o estilo dos carros italianos e americanos de época.
Foi projetado para receber um motor alternativo de propunção a vapor ou um de 2 tempos e equipado com compressor Paxton McCulloch utilizado em um projeto anterior mesma empresa denominado: Abner Double, mas os custos de produção foram decisivos para a não execução dos dois projetos.
Mas para fins de demonstração foi empregado um motor Porsche 356, que acabou se tornando definitivo no veículo...
O interior possuía detalhes avançados para a sua época como o volante telescópico, conjunto completo de instrumentação centralizada e acionamento de botões de comando localizado no lado esquerdo do volante.
Este modelo exclusivo esteve em exposição no tradicional Concurs d'Elegance de Pebble Beach California U.S.A. em 2008 e certamente deve ter chamado muito a atenção do publico seleto que participou do evento.
Dario Faria
Fotos: Richard Owen.supercars.net, conceptcarsz.com

Um comentário:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Pois Dario, veja que na mesma época, aqui no Brasil houve dezenas de construtores de carros, que ao menos estéticamente, não perdiam pra esse modelo que você apresenta. A única diferença é que não encontraram ninguém que os preservasse...

Abraço,