sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Vw - Split Window 1950, nota 10.

Este belo e raríssimo exemplar de Vw split Window 1950 esteve presente no dia Nacional do Fusca no pátio da fabrica da Vw em São Bernardo do Campo. Muito bem conservado e com uma restauração digna de nota dez, o modelo mantém as caracteristicas de época: para-choque vincado; pequenas lanternas circulares; alça de abertura de capô do motor "rabo de tartaruga"; somente um escape do lado direito e saia traseira sem o recorte de cano do escapamento, as borracha das janelas traseiras em 1950 ainda não tinham o friso de acabamento em alumínio. O refletor circular traseiro "olho de gato" no para-choque é um acessório de época...
A frente também muito correta com as gradinhas redondas para buzina no para-lama e somente do lado do motorista é "vazado" o para-lama por que deste lado internamente vai uma buzina da marca Bosch e seguem a mesma marca as lentes de vidro dos faróis com o logotipo Vw na parte de cima e uma elipse oval prismática bem no centro da lente. Em 1950 o Vw ainda não possuía o brasão da cidade alemã de Wolfsburg e o puxador era fundido em alumínio e com desenho delicado e fino, o espelho interno em alumínio estampado e retangular e ao fundo a luz de cortesia interna na forma circular ao meio da coluna "Split Window" na parte superior. Os braços do limpador de para-brisa tem um desenho frágil e o rodinho de borracha do mesmo também. E a borracha de fixação do para-brisa ainda não recebia o acabamento de friso de alumínio...
Embora esta foto não esteja nítida, foi prejudicada pelo reflexo do vidro da porta, pode-se notar que o volante neste ano ainda não possuía o emblema de Wolfsburg no botão de buzina, os dois porta-luvas no painel são uma caracteristica marcante no Vw até o final de Setembro de 1952, o volante segue o modelo "bat-wing" asa de morcego por causa de seu formato e a cor esta correta em um tom mais escuro de castanho, a esquerda do painel o velocímetro e a direita o grande relógio de horas a corda com acionamento desta na parte interna do porta-luvas direito, a padronagem do tecido dos bancos e as laterais de portas são perfeitas em tom mesclado e com minúsculo desenho "espinha de peixe" no tecido, a maçaneta de abertura de porta e a manivela de levantar e abaixar o vidro é vincada e a roseta que calçam as mesmas também são em plástico marfim vincado. A parte interna da porta é vincada proximo a lateral de tecido.
O painel de instrumentos possui todos os botões de acionamento correto e o que esta na parte central superior é das setas "bananinha" semelhante ao antigo fogão da marca Semer, o pomo ou bola da alavanca de cambio tem o formato correto tipo mexerica.
O raro emblema Vw não é "vazado" e o friso tem o formato vincado ou canelado...
Este detalhe: um "caroço' é original e uma referencia feita na estampagem do teto para a colocação da antena do radio, geralmente da marca Telefunken, que também fabricava rádios para Vws...

5 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Fantástico! Dá gosto ver um carro tão perfeito e tão bem dissecado por você Dario. Grande contribuição, obrigado e parabéns.

Abraços,

Afonso disse...

Olá Dario Faria !
Você é sortudo de poder analisar isso tudo ao vivo num encontro histórico como este que foi o do SBC.
Abraço.

Dario Faria disse...

Olá amigos.
Este é um dos melhores Vws spilt window que já vi, extremamente bem restaurado, é pena que não vi o motor e o porta-malas mais a parte interna com detalhes, o que seria muito bom...
Dario Faria

Paulo vitor Viana disse...

Ola, estou precisando de um volante desses ou de tres aros.... Tenho dois de fusquinha, um preto e um bco... Um completo.... Dou os dois em negócio...

Paulo vitor Viana disse...

Ola, estou precisando de um volante desses ou de tres aros.... Tenho dois de fusquinha, um preto e um bco... Um completo.... Dou os dois em negócio...