No dia 3 de Janeiro de 1959 saia o primeiro Vw fusca ou fusquinha realmente considerado nacional, da linha de montagem da recém construida fabrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo - SP , e foi entrega para a Revenda Marcas Famosas e seis dias depois de sua fabricação já teria um primeiro dono, o milionário paulista Eduardo Andréa Matarazzo, e seria este um veículo para seu uso ou para algum empregado de confiança da família Matarazzo?
No dia 7 de Setembro passado aproveitei o feriado para ir atrás de uma informação que o primeiro Vw fusca estaria em uma concessionária no Cambuci, bairro do Ipiranga - S.Paulo capital, mas nada encontrei, e vasculhando a "rede" descobri a informação que desejava na pagina do Forum do Fusca nesta pagina Saiba mais')">http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,31240.0.html que mostram as fotos que foram tiradas por um de seus frequentadores de code-nome "Pardo".
Na verdade não se trata do primeiro Vw fusca nacional que foi vendido para o Sr. Eduardo Matarazzo, e sim o primeiro exemplar que a concessionária Brasilwagen vendeu em 1959 e foi localizado na cidade de Bauru, conforme explica o impresso anexado na janela lateral traseira do Vw.
E observando atentamente, está faltando um critério mais apurado em sua restauração, muitos detalhes equivocados: galão de plástico branco nos para-lamas; rodas em um tom cinza que deveriam ser em duas cores; a falta do emblema ou brasão da Vw acima da alça do capo dianteiro e a própria cor ao que me parece não condiz com o ano de 1959.
Em 1985 adquiri um Vw 1959 em péssimo estado e após 5 anos de muita pesquisa e trabalho para encontrar informações confiavéis e peças tão raras quanto caras e sem falar em mão de obra especializada e disposta a trabalhar em cima do carro com responsabilidade e mesmo com dificuldades consegui chegar a um bom resultado, na foto acima faltava ainda o ultimo detalhe: a bananinha ou seta lateral que coloquei posteriormente, a letra da placa "BUG" é devido ao fato de ser este o apelido que é chamado o Vw fusca em USA e alguns acessórios são: bate-pedra de guarda alta nos para-lamas traseiro trazidos da Califórnia, faróis Cibie década de '60, pestanas de faróis vindos da Inglaterra, batentes de borracha extra no para-choque da década de '60, a cor verde escuro é também original de época.
Este Vw 59 foi fabricado em 30 de Agosto de 1959 na Alemanha e desembarcado para o Brasil em 1 de Setembro de 1959 e chegando aqui recebeu o numero de carroceria 6005 e assim foi "naturalizado" brasileiro e considerado nacional como todos os Vw 1959 que foram produzidos naquele ano.
Fotos: Dario Faria, forumfuscabrasil - Pardo
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pois é Dario, o do Matarazzo mesmo, esse nunca mais! E olha que ele próprio deve ter se arrependido muito, pois seria uma estrela em seu museu -fundado por ele anos depois. Em todo caso, independente desse ser ou não o "primeiro" de alguma coisa, é muito bom que uma concessionária se importe com isso e coloque um carro antigo na vitrine!
Grande abraço,
Postar um comentário