sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vw - horário político (parte Vll)

Durante o "regime dos militares", um momento difícil para todos que viveram aqueles tempos que se fazia necessário o bom relacionamento do empresário com o governo.
Na foto acima ao centro: Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (20/Setembro/1897 - 18/Julho/19767), primeiro presidente do golpe militar de 1964,Castelo Branco como era conhecido morreu, logo após deixar o poder, em um acidente aéreo, mal explicado nos inquéritos militares. Um avião caça T-33 da FAB atingiu a cauda do Piper Aztec PA 23, no qual Castelo Branco viajava, fazendo com que o PA-23 caísse deixando apenas um sobrevivente.
General Ernesto Geisel (3/Agosto/1907 - 12/Setembro/1996), politico militar foi o vigésimo nono presidente de 1974 a 1979 e ao lado o Governador Carvalho Pinto (15/Março/1910 - 21/Julho/1987) assumiu em 1959 até 1963.
Abreu Sodré, na foto a direita (21/Julho/1917 - 14/Setembro/1999) Governador de São Paulo de 1967 a 1971, sendo eleito de maneira indireta.
E na foto anterior vemos também o homem que foi o responsável direto pelo sucesso da VW no Brasil: Friederich Wilherlm Schultz Wenk (23/Janeiro/1914 -1969) nascido na Alemanha, Hamburgo, veio para o Brasil, ele tinha dois países para firmar a fábrica da VW: o Brasil ou a Argentina.
Apaixonou-se pelo Brasil e apostou nele. Ambicioso sua meta era alcançar uma produção diária de 150 veículos. Por 16 anos Schultz Wenk dirigiu a empresa, viu sair o primeiro veículo montado com peças importadas no galpão alugado do bairro do Ipiranga, em 1953, e assistiu à produção de 800 carros por dia, em 1969. Sob seu comando a Volkswagen fabricou 850 mil veículos.Em Janeiro de 1959, saíam da fábrica os primeiros fuscas brasileiros, com um índice de nacionalização de 54%. Quatro dias depois, o empresário paulista Eduardo Andrea Matarazzo adquiria o primeiro Fusca brasileiro.
Schultz-Wenk como era conhecido, morreu ainda jovem (estava com 55 anos em 1969) deixando três filhas nascidas aquí no Brasil. Sob seu comando a Volkswagen que era uma simples organização de montagem de veículos, já havia se tornado então a maior indústria automobilística da América Latina.
Fotos: Dario Faria (arquivo pessoal), divulgação.

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