sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vw - horário político (parte Vl)

Jânio da Silva Quadros (25/Janeiro/1917 - 16 de Fevereiro de 1992) foi um dos políticos de carreira mais interessante que apareceu em nossa história: vereador (1947), prefeito da cidade de São Paulo em 1953 e governador do Estado no ano seguinte. Seu discurso enérgico e carismático arrebatou uma leva de eleitores que acreditavam que a vassoura, símbolo de suas campanhas, iria varrer a corrupção do país, realizava comícios onde comia pão com mortadela e fingia desmaios. Eram os tempos do populismo! Foi o vigésimo segundo presidente do Brasil (31/Janeiro/1961 - 25/Agosto/1961) , data em que renunciou, alegando que "forças terríveis" o obrigavam a esse ato. Em 1985 elegeu-se novamente prefeito de São Paulo.
Na foto acima (revista LIFE) pode-se ver a pixação no asfalto com os dizeres: "Jânio vem aí" e o Vw fusca presente neste instante fotográfico.
Acima mais uma foto extraída do blog: antigosverdeamarelo.blogspot.com do amigo Guilherme acompanhado com o comentário: "Diz-se que o Presidente Jânio Quadros costumava utilizar um Fusca em seu trajeto do cotidiano, mas em 26-08-1961, um dia após a sua renúncia, ele aparece em uma Vemaguete." E seguido por um Vw Fusquinha de guarda-costa.
Dario Faria
Fotos: blog http://antigosverdeamarelo.blogspot.com

3 comentários:

Felipe Nicoliello disse...

Dario,
A alegação do Jânio para renuncia foi "forças ocultas". Na verdade ele renunciou porque queria ter um poder maior sobre o congresso para suas aprovações, já que foi eleito pelo povo e tinha a opinião pública ao seu lado e acreditava que iriam pedir para ele ficar, aí faria certas exigências. Mas não deu certo e o comunista Jango assumiu, para alguns anos depois haver o golpe militar, com medo do Brasil se tornar um país comunista. Jânio não era comunista, mas o formato eleitoral da época permitia eleger o presidente de um partido e vice de outro. Por causa do Jânio vivemos vinte anos de ditadura militar. Não que o governo militar tenha sido ruim, mas deixamos de crescer politicamente e hoje sofremos em ver certos candidatos eleitos.

Dario Faria disse...

Olá Felipe.
Concordo com você, pois nestes longos anos pouca coisa mudou, e não sei se viverei o tempo o suficiente para ver a melhora em tudo isto...
Dario Faria

Anônimo disse...

Esta foto está ilustrando a matéria da revista Veja numero 2231sobre os 50 anos da renúncia de Jânio Quadros.