Há quase dois anos, o meu amigo Dario Faria fez a publicação sobre "O Primo Porsche", onde ele falava sobre parte da história da família Porsche, sendo novamente publicada hoje. Com o falecimento de Ferdinand Alexander Porsche, aos 76 anos, no dia 5 de abril de 2012, o Fusca Classic vem prestar uma homenagem ao grande homem e designer.





fotos: Dario Faria; book The Porsche complete history.
Tenho a completar a história de Ferdinand Alexander Porsche, que ingressou na empresa em 1958, na engenharia Porsche e posteriormente assumindo o cargo de chefe do departamento de estilo da marca alemã em 1962. Seu pai Ferry Porsche como grande empresario e fundador da Porsche, visando a disputa entre os primos, seu filho Butzi e seu sobrinho Piech, aprovou em conselho, que nenhum familiar poderia ser empregado da empresa, participando apenas do conselho, quando da abertura do capital da empresa no começo dos anos 70. Com isso Ferdinand Alexander montou a Porsche Design Studio em 1972, projetando diversos objetos entre óculos, canetas e utensílios para cozinhas, se tornando uma empresa de sucesso. Já seu primo Ferdinand Piech, foi trabalhar em uma pequena empresa: ser presidente da Volkswagen.
Ferry tinha toda a visão do mundo, quando encarrou o projeto Cisitalia e salvou seu pai da prisão francesa; quando fundou a Porsche, iniciando o projeto 356 e se transferindo para a Áustria; e quando separou os dois gênios da família.