Por Marcos Machado
Esta é a Karmann Mobil Safari (o nome Kombi não consta nos
documentos) que também é conhecida como Kombi Safari, Kombi Karmann-Ghia, Kombi
trailer ou Kombi Motorhome.
O estepe usa pneu 185 R14 e roda 5x112 com offste (ET) 39. Estes dados precisam ser considerados na fabricação do suporte. Se o diâmetro final do conjunto roda + pneu for diferente ou se a roda tiver um offset muito diferente, o suporte precisará ser diferente.O suporte tem três furos e usa os mesmos parafusos das rodas para segurar o estepe. Como são parafusos e não porcas, fica difícil usar uma porca anti-furto.
Borrachão usado
para escorar o pneu. A fita prata foi colocada por mim para evitar corrosão.
Visão lateral esquerda......Visão lateral direita.
O suporte ladeia o símbolo VW da Kombi 85. Modelos mais novos ou mais antigos podem ter este símbolo em tamanho maior. O suporte é fixado por parafuso e revestimento isolante nos dois pontos laterais. Supondo que exista uma porca soldada por dentro da chapa, mas não tive como fotografar.
Medida da projeção à frente da folha vertical: 13 cm.
Medida da
projeção à frente da parte lateral: 13,5 cm (medida errada, o certo seriam 13 cm).
Por causa da
medida errada, o funileiro da Karmann Ghia-BR teve que entortar a folha lateral para ela
encontrar a superior.
Visão interna
do suporte. Porcas soldadas para prender os parafusos.
Distância entre
os furos para fixação dos borrachões: 52 cm.30 cm.
O borrachão é fixado por parafuso de cabeça Philips.
Colocando o
borrachão de volta. O parafuso é comprido.
Roda fixada,
note pelo furo que o suporte é mais estreito do que a roda.
No modelo original alemão que inspirou a Safari, o pára-choque era projetado à frente, de forma a servir como suporte do estepe, que ficava em posição mais baixa que na Safari, como para servir de degrau de acesso ao bagageiro. Na Karmann Touring,modelo idêntico a este feito no Brasil, não existia a capa de proteção do estepe.
A capa de estepe
"fake" da inglesa Danbury Motorcaravans criada
para a Kombi 1.4 refrigerada à água. É uma caixa fechada com furinhos na frente
para passagem do ar.
Suporte e caixa
de estepe reais da inglesa Danbury Motorcaravans
Kombinet da
brasileira Victória Motorhomes ouTrailer Victória Motor Homes. A empresa é uma das poucas com CAT* para modificar a Kombi.
Vejam que o estepe está fixado na tampa, não sendo necessário bascular o
suporte como ocorre na inglesa. Porém, nota-se que é um pneu menor, apenas para fins de emergência. Esta é uma versão atualizada da clássica VW Transporter Westfalia, da empresa alemã de mesmo nome. O modelo foi lançado também no Brasil, pela própria VW, porém na forma de kit, produzido por outra empresa, recebendo o modelo o nome de Kombi Camping.
Fabricante de trailers e motorhomes localizada em Joinville-SC, a Victoria resolveu apostar na Kombi como uma porta de entrada para o segmento do caravanismo, apesar da provável saída de linha do modelo em 2014.
Eles modificam Kombis novas ou usadas para ficar semelhante a Westfalia, voltada para o camping. A inspiração surgiu quando descobriram que a Danbury Motorcaravan, continuava oferecendo a modificação naquele país.
Entre as modificações básicas feitas pela Victoria, entram sofá que vira cama, teto retrátil que sobe para maior altura interna e para permitir uma segunda cama de casal, geladeira, fogão, sanitário químico, armários, ducha de água, toldo externo.
O valor base da modificação (sem o veículo) está em R$ 30 mil e eles têm planos de financiamento.
Site da empresa: http://www. victoriamotorhomes.com.br/
Blog da empresa com videos e muitas fotos externas e internas da Kombinet: http:// victoriamotorhomes.blogspot. com.br/p/kombinet-motor-home- popular.html
Fanpages da Victoria no FB:
Ah, a empresa está fabricando um trailer chamado Toy, com materiais leves, que pode ser rebocado por Fusca, Brasília, ou por carros 1.0.
CAT: Certificado de Atendimento à Legislação de trânsito
CSV -
Certificado de Segurança Veicular
O
proprietário de uma Kombi que desejar instalar este suporte ou fazer quaisquer
outras modificações na carroceria do veículos, se quiser estar dentro da lei,
vai precisar de um desses dois documentos, a depender do ano de fabricação do
veículo.
A questão
é regulada pelas resolução 291 e 292 do Contran:http://www.denatran.gov.br/ resolucoes.htm
Os
veículos fabricados até 07/05/2002 precisam apenas do CSV, os fabricados
posteriormente precisam do CSV e do CAT.
Para obter o CSV basta levar a uma empresa acreditada pelo Inmetro para realização de uma vistoria depois da modificação ser efetuada, isso abre a possibilidade de você mesmo fabricar e instalar seu suporte. Já se o CAT for necessário, as coisas ficam mais complicadas. Este documento é obtido por empresas que fazem modificações em veículos ou fabricantes de implementos rodoviários. E para cada modelo é preciso um CAT diferente. Como obter um CAT junto ao poder público é um processo caro e burocrático, foram poucas as empresas que se interessaram por obter o o CAT da Kombi. Só ouvi falar de duas. Uma é a Rontan, de SP, mas o modelo nem consta em sua página web. A outra é a Victoria Motorhomes, de Joinville/SC, que transforma qualquer Kombi em Kombinet, uma versão para camping, com lotação para três ocupantes.
Já para
um suporte instalado na traseira, talvez seja possível, friso o talvez, dispensar o CSV e o CAT, evocando a resolução 349 (http://www.denatran.gov.br/ resolucoes.htm)
que trata do transporte de carga eventual ou bicicletas. Nesse caso, não seria
exigido nem CSV nem CAT. O problema é que o estepe pode não ser
considerado carga eventual pela autoridade e/ou agente de trânsito. Embora a resolução 349 não estabeleça exigências, uma medida cautelosa seria seguir o que consta na resolução 197, sobre engates, no que tange aos fabricantes autorizados e à plaquetas de identificação.
Bem, é
isso, espero ter ajudado o Fusca Classic e Puma Classic, blogs cujas informações também me
ajudaram muito.
Abraços,
Marcos
Machado - Rio de Janeiro/RJ
VW/Karmann
Mobil Safari 404 - 85/86
8 comentários:
Parabéns galera do blog Fusca Classic, a matéria feita pelo Safarista Marcos Machado ficou impecável e representa verdadeiramente a verdade sobre a "Kombi Safari" Parabéns Marcos pela colocação clara e muito bem explicativa. Abraços
Parabéns ao Blog a ao Marcos (nosso amigo Acrobata), bela matéria.
Altair.
Olá, não sei se é loucura, mas estou vendendo minha casa para morar num MOTO CASA, parece que é a designação correta agora, até pensei na Karmann Kombi (ops) mas estou achando melhor um pequeno ônibus, mas acho esse projeto muito legal!
Tenho procurado kombis jarrinhas de 6 portas, dentro das minhas condições, o que não tem sido fácil.
Que providências legais eu deveria atender para transformar Kombi jarrinha de 4 portas em Kombi de 6 portas?
Alguém pode me informar?
MÁRIO complementa:
Nos certificados de propriedade de kombis, não consta o número deportas.
Mário,
A mudança seria no documento junto ao Detran, que passaria de uso misto para passageiros.
Cara eu tenho uma Kombi furgão e tenho dificuldades em dirigir pelo estepe estar a traz do banco ,mais depois de ver esta página amei a ideia de colocar o estepe na frente. Obrigado pela ideia.
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