![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4c9j-fq5dFqgQ8yf9hTc74F2kCyCzlRxYIh9RcHSmEzDZV4iloe5ScqXy-p01YxD5f3TaUcFDXmGi19SE5fF9ibk5Y6BcpnabtbZBzDIqHtaLsMnIJbOuPZFOQUtg84SY0nvgcdWqtI_c/s400/411intro.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUixIiO5ApKfHoUboRicQi5iMmXbRxegMkvugtnUnwIzbVnCSEptGELOgy9ZD7ucdyeVHERojZstCUgvoZj74aaSNTg1uAEjelOs8W6oHZ30fc1A2wcT1Nl5DohwoRwa7jtR3JT1DfylLA/s400/412LE73.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ1TJ4fmcf0bBt_aedcXAyoCcu-ufHh7X8VpcVXB0Nj6NJG3nvhX89ARixc_H3rnRxqPHparbk6IMdMGnfrHrDqIs_88t2rrv5-U_jMml-0tZxQI2_XHFKWAZjyqlRX5kyjJ9lDnCVnsGZ/s400/914_4_75_2_0.jpg)
A suspensão Mac Pherson é composta de eixo transversal, molas espirais com amortecedores internos. Muito utilizada nos veículos atuais, com diversas variações e composições.
O primeiro Fusca a contar com esse tipo de suspensão foi o modelo 1302 lançado em agosto de 1970 e perdurou até julho de 1972. O modelo poderia ser fechado ou conversível, com opções de motores 1300 cc e 1600 cc.
Em agosto de 1973 entra em linha o novo modelo 1303, com algumas alterações, sendo a principal o para-brisa curvo. A produção do modelo 1303 fechado se estendeu até julho de 1975 e a do modelo 1303 conversível até janeiro de 1980.
No Brasil, da linha VW com esse tipo de plataforma, somente a Variant II teve a suspensão Mac Pherson na dianteira e semi-braços na traseira. Nenhum fora-de-série brasileiro utilizou essa plataforma com a suspensão dianteira, apenas o Puma P-018, utilizou a suspensão traseira dessa plataforma, permanecendo a suspensão dianteira e a plataforma do Brasília.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvJ-hawqp_LJ1hjrY_np3rucmFpu7XSp0igphCpL0529_0ZauZHaYEBkx1ZY3rcoGSyQQUkb3f4cpF4ctiBo4D1Ot0Dh2qHkJPVbWyLd_OWACh2W7_HwpY8JDk9a6sPonvIV-Zs8PqM1Zh/s400/Mac_Pherson.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhW7RZnih8BbSESstp5p314sE4O96AC54EdAQVBMxk7vXtElw9z7rgEf0mTSgNs8xa-VGe1ZDIZLRf_cIIy0eosLNMCpGhjhp9OFZhLRRXp8SznI_bK74rMGicDsB_rAJjltx3aCpMW93TZ/s400/chassis_sus_Mac_Pherson.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnsrrw0MGLZkroMx-aSGtGszs_D6_b_HIXTlBDl-ZAr1z0LFQbEYpaFHEFquuCC20e_rDlZoQsh7r3boOUNGQpustt-izY75Xbjp0t4gCeu0A37J97Ps6QmNjl0SNcOMCxDxCADsUb9HZq/s400/1302.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibIfNYdYX8Pvq31IEKojen6cmpn53jfs26MrB-7e6WzSzxPieIg4vITFZU7Di3zb_wYkxVPN_yGuC_1XifSoGzzEFJm-DMQTo3mNZmofmCD8Mof2C6diFjmr0KdLDbbtKxuq19TUNNntqj/s400/1303.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXfOso2yj_wFnLr793s5v0ft3TaGfnKl7Awq37JvLPC-DU56Lk95vukaO3DHAwSOdjhyolb6m1573HgeVUelt6r-WCjIS6Ny4nQUJO4o3OIfpyvezZAD97EcLa0BWibC0_ReBmqrmam0Fw/s400/a_1979_Volkswagen_Beetle_1303.jpg)
10 comentários:
Agora sim, mandou bem meu amigo!!!
O P-018 tinha Mc na frente?Tem alguma foto do porta malas dele?
Não Leo, o Puma P-018 NÃO tinha suspensão Mac Pherson, era a de Brasília. O projeto P-016 da Puma é que tinha esse tipo de suspensão, utlizando como base a do Fiat 147, que era mais baixa, mas o projeto foi abortado depois de dois anos de testes, não pelo fato da suspensão, mas sim por falta de dinheiro da Puma, pois o projeto tinha muitas inovações, como motor a água central (AP 600).
Hum, seria uma espécie de Spark então!
Olá !
Veja o meu:
http://sucatas-do-m.blogspot.com/search?updated-max=2009-01-06T09%3A53%3A00-08%3A00&max-results=7
Ola Galera! Estou pensando em fazer um Fusca, com a suspensão da Variant II e gostaria de saber se algu´me ja fez e se podem me dar algumas dicas, tipo como fixar a danada da suspensão , se na cabeça de porco, ou cortar a cabeça de porco e também o suporte superior dos amortecedores... Obrigado
Silvio,
Vc já pensou na adaptação que terá para fazer na carroceria? Não se resume apenas na suspensão e chassis...
Caro Felipe, Por ser dificil como me disse resolvi fazer esta adaptação estou na fase de testes com ela.... qto a angulação e caster e cambagem, por enquanto tudo ok, ha caixa de cmabio 5 marchas de AP e suspensão traseir tb da Variant II por causa da homocinética.... breve posto fotos dele pra verem... Abraço
Sílvio,
seria possível enviar-me as fotos do que vc já fez?
eu tb estou adaptando tanto a suspensão dianteira quanto a traseira da variant II no fusca, mas estou para adaptar um motor de porsche 911.
Aguardo para trocarmos fotos, experiências e fracassos (superáveis).
Abraços.
silvio e bigorninha? Poderiam enviar seus emails para coutinhocarlos@ig.com.br? Conhecí uma pessoa que adaptou uma suspensão na dianteira do Fusca e ficou boa, pretendo colocar uma no fusca somente com componentes vw. agurado retorno.vlw!
FUSCA MADE IN BRAZIL COM MOTOR CENTRAL
Alguem tem fotos de algum fusca com motor central tipo o Fusca Porsche, mas com motor nacional?fvr enviar para coutinhocarlos@ig.com.br
Postar um comentário