'Schwimmwagenn, a palavra de origem alemã significa: "o carro que nada" e foi designada para dar nome ao audacioso projeto de Ferdinand Porsche de um veículo com características especiais, um projeto que foi feito a partir de uma solicitação em Junho de 1940 pelo Departamento de Armas e Armamentos do alto poder do Comando do Exercito Alemão. A idéia era ter um veículo ágil, de fácil manutenção, com tração nas quatro rodas e além de tudo ser anfíbio, tudo isto em um veículo só. Um verdadeiro desafio que a criatividade e a engenhosidade do escritório de projetos do Dr. Porsche teria que resolver.
O primeiro protótipo foi apresentado em Julho de 1940, mas como ele foi todo inspirado no jipe militar VW Kubelwagen ficou com o desenho todo quadrado e provou não ser ainda esta forma desejada.Um segundo veículo foi desenvolvido em Setembro de 1940, este todo feito à mão por hábeis funileiros, já com linhas mais arredondadas e formato que já se assemelhava ao definitivo. Testes sucessivos foram efetuados em Max-Eyth-See região próxima a Stuttgard, Alemanha, sendo apresentado às autoridades militares, e a partir deste protótipo foi dado inicio a produção em que recebeu o código Type 128, assim o comando alto alemão Wehrmacht encomendou mais 30 anfíbios para testes preliminares.Após a aprovação os veículos entraram em produção.
Em 1941 Porsche desenvolveu um outro anfíbio de código Type 166 para o alto comando das tropas da SS que se surpreendeu com o desempenho do Schwimm, na verdade este seria um aperfeiçoamento do modelo 128. Em abril de 1941 foram efetuados testes severos e após a aprovação, os veículos entraram em produção. A empresa Ambi-Budd de Berlin se encarregou de fabricar a parte da carroceria que se assemelhava a um barco e para garantir a durabilidade do produto era aplicado um sofisticado banho de imersão em tanque de galvanização antes da pintura. Depois da aprovação os veículos foram designados para serem montados, no final daquele ano de 1941, já haviam saídos de linha de produção 511 veículos.A diferença entre os dois modelos type128 e 166 eram: o melhor espaço para quatro soldados na parte interna; um segundo tanque de combustível passava a autonomia de 440 km para 520 kms e garantia se um fosse atingido por uma bala o outro entraria em funcionamento; externamente o veículo foi reduzido em 40 cm na distancia entre eixos e aumentada a altura do solo melhorando o ângulo de ataque e de saída do veículo.Um a característica interessante deste VW anfíbio eram as pás de remo nas laterais que tinham a finalidade de poder movimentar o veículo na água caso desse uma pane de falta de combustível ou quebra, como também poderia desligar o motor e remar silenciosamente para um ataque surpresa. A tração dianteira era feita através de uma alavanca e o motor de popa era acionado por um varão que ao soltar uma correia de couro este motor descia e se encaixava em uma pequena cruzeta vedada e tracionada pela polia do virabrequim, o escapamento era posicionado na parte acima da tampa do motor evitando entrar água pelo mesmo.
O Schwimmwagen era o preferido dos militares alemães por ser um veículo pratico e ágil, além de ser anfíbio. Teve algumas variações de unidades preparadas para servir em locais com neve e gelo, muito comum na frente russa em que as temperaturas abaixo de zero eram constantes e rigorosas.
Foram produzidas entre 1942 a 1944 um total de 14283 destes veículos anfíbios e estima-se que tenham sobrevividos não mais que 150 para contar a história.Aqui no Brasil são conhecidos três deste veículo e apenas um deste raro VW na Argentina.
A conclusão é tirada pelo fato de mesmo em um período de guerra e com tanto ódio entre as nações à criatividade de um homem: Dr. Ferdinand Porsche não se deixou abalar e foi superior para provar ao mundo que é possível fazer sempre o melhor mesmo de coisas tão simples, leia-se VW Fusca. Dario Faria'
As fotos do Schwimm: Arquivo pessoal Dario Faria; Livros: The Beetle The chronicles of the people's car editora Etzold; Vokswagen militarfahrzeruger 1938-1948 autor H.G.Mayer-Stein editora Podzun-Pallas; IVVm International Vintage VW Magazine - Bob Shaill, G.B.
O primeiro protótipo foi apresentado em Julho de 1940, mas como ele foi todo inspirado no jipe militar VW Kubelwagen ficou com o desenho todo quadrado e provou não ser ainda esta forma desejada.Um segundo veículo foi desenvolvido em Setembro de 1940, este todo feito à mão por hábeis funileiros, já com linhas mais arredondadas e formato que já se assemelhava ao definitivo. Testes sucessivos foram efetuados em Max-Eyth-See região próxima a Stuttgard, Alemanha, sendo apresentado às autoridades militares, e a partir deste protótipo foi dado inicio a produção em que recebeu o código Type 128, assim o comando alto alemão Wehrmacht encomendou mais 30 anfíbios para testes preliminares.Após a aprovação os veículos entraram em produção.
Em 1941 Porsche desenvolveu um outro anfíbio de código Type 166 para o alto comando das tropas da SS que se surpreendeu com o desempenho do Schwimm, na verdade este seria um aperfeiçoamento do modelo 128. Em abril de 1941 foram efetuados testes severos e após a aprovação, os veículos entraram em produção. A empresa Ambi-Budd de Berlin se encarregou de fabricar a parte da carroceria que se assemelhava a um barco e para garantir a durabilidade do produto era aplicado um sofisticado banho de imersão em tanque de galvanização antes da pintura. Depois da aprovação os veículos foram designados para serem montados, no final daquele ano de 1941, já haviam saídos de linha de produção 511 veículos.A diferença entre os dois modelos type128 e 166 eram: o melhor espaço para quatro soldados na parte interna; um segundo tanque de combustível passava a autonomia de 440 km para 520 kms e garantia se um fosse atingido por uma bala o outro entraria em funcionamento; externamente o veículo foi reduzido em 40 cm na distancia entre eixos e aumentada a altura do solo melhorando o ângulo de ataque e de saída do veículo.Um a característica interessante deste VW anfíbio eram as pás de remo nas laterais que tinham a finalidade de poder movimentar o veículo na água caso desse uma pane de falta de combustível ou quebra, como também poderia desligar o motor e remar silenciosamente para um ataque surpresa. A tração dianteira era feita através de uma alavanca e o motor de popa era acionado por um varão que ao soltar uma correia de couro este motor descia e se encaixava em uma pequena cruzeta vedada e tracionada pela polia do virabrequim, o escapamento era posicionado na parte acima da tampa do motor evitando entrar água pelo mesmo.
O Schwimmwagen era o preferido dos militares alemães por ser um veículo pratico e ágil, além de ser anfíbio. Teve algumas variações de unidades preparadas para servir em locais com neve e gelo, muito comum na frente russa em que as temperaturas abaixo de zero eram constantes e rigorosas.
Foram produzidas entre 1942 a 1944 um total de 14283 destes veículos anfíbios e estima-se que tenham sobrevividos não mais que 150 para contar a história.Aqui no Brasil são conhecidos três deste veículo e apenas um deste raro VW na Argentina.
A conclusão é tirada pelo fato de mesmo em um período de guerra e com tanto ódio entre as nações à criatividade de um homem: Dr. Ferdinand Porsche não se deixou abalar e foi superior para provar ao mundo que é possível fazer sempre o melhor mesmo de coisas tão simples, leia-se VW Fusca. Dario Faria'
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