A foto de dezembro de 1964 mostra que o Fusca ainda não predominava nas ruas, mas isso era uma questão de tempo...Pouco tempo!
'O belo Karmann-Ghia 1968 pertence ao meu amigo Eduardo Tonin. É ele que sempre me ajuda na localização de material para as matérias. Vejam com atenção os detalhes deste raro exemplar, note que a cor amarela neste esportivo também cai muito bem, afinal nem todo Karmann-Ghia é vermelho, a cor predominante dos KG. As fotos são do meu amigo Odair Ferraz. Dario Faria'
Fotos: livro "Biografia do Automóvel Brasileiro, de Claudio Habana /arquivo Marcio Pancastelli; revista Classic Show Magazine; I.V.V.M. / Bob Shaill. Dario Faria'
O motivo pelo qual os primeiros Fuscas possuíam duas janelinhas traseiras é justificado pelo fato de que os vidros utilizados na época eram planos, ainda não havia tecnologia barata para a produção de vidros curvos, o que seria necessário nesse local, pois a carroceria do Fusca é curva também para os lados. Para utilização do vidro plano, havia a necessidade da colocação de um pilar central entre as duas janelinhas, sendo assim, dando inclinação para ter o mesmo efeito que um vidro curvo, barateando o custo de produção do veículo e não fugindo do propósito de carro do povo, um automóvel de preço popular. A foto abaixo vê-se um Split Windows com janela oval, pois ele tem os dois porta-luvas no painel, característica do VW até o final de setembro de 1952. O contrário é possível, painel de um instrumento central e único portaluvas com tampa, mas mantendo a janela dividida, o chamado Zwitter, produzido de outubro de 1952 a fevereiro de 1953.
O último VW Split Windows foi fabricado no final de fevereiro de 1953 e a partir desta data a Volkswagen eliminou o pilar central e colocou o vidro traseiro oval e curvo, tornando-se a grande novidade do momento. Com isto, muitos proprietários de VW Split Windows na intenção de atualizar seu VW, faziam o corte do pilar central, com acertos e ajustes, rebatendo a marteladas até encaixar o vidro oval traseiro. O antigo catálogo alemão faz um descritivo "passo-a-passo" de como transformar o Split Windows em Oval Windows.
A reportagem da Quatro Rodas de novembro de 1972 antecipava o lançamento do Brasília e do Passat, claro que com detalhes ainda desconhecidos, mas bem próximos da realidade. É interessante ler reportagens antigas de segredos, porque é como prever o futuro ao contrário. Ver o que se previa para acontecer e saber se foi realizado, as vezes é frustrante, como a previsão da Kombi Clipper que só chegou três anos depois. Nessa, fala-se de toda linha VW para 1973 e principalmente dos detalhes das novidades.
Pouco conhecido, esse acessório de 1966/67 (não original) teve pouco sucesso. Também quem vai guardar algo de valor dentro de um carro? A outra proposta de segurança contra roubo do veículo, procurar o segredo naquele botão giratório para abrir o cofre e ligar uma chave para dar a partida no carro... Sem comentários!