O motivo pelo qual os primeiros Fuscas possuíam duas janelinhas traseiras é justificado pelo fato de que os vidros utilizados na época eram planos, ainda não havia tecnologia barata para a produção de vidros curvos, o que seria necessário nesse local, pois a carroceria do Fusca é curva também para os lados. Para utilização do vidro plano, havia a necessidade da colocação de um pilar central entre as duas janelinhas, sendo assim, dando inclinação para ter o mesmo efeito que um vidro curvo, barateando o custo de produção do veículo e não fugindo do propósito de carro do povo, um automóvel de preço popular. A foto abaixo vê-se um Split Windows com janela oval, pois ele tem os dois porta-luvas no painel, característica do VW até o final de setembro de 1952. O contrário é possível, painel de um instrumento central e único portaluvas com tampa, mas mantendo a janela dividida, o chamado Zwitter, produzido de outubro de 1952 a fevereiro de 1953.
O último VW Split Windows foi fabricado no final de fevereiro de 1953 e a partir desta data a Volkswagen eliminou o pilar central e colocou o vidro traseiro oval e curvo, tornando-se a grande novidade do momento. Com isto, muitos proprietários de VW Split Windows na intenção de atualizar seu VW, faziam o corte do pilar central, com acertos e ajustes, rebatendo a marteladas até encaixar o vidro oval traseiro. O antigo catálogo alemão faz um descritivo "passo-a-passo" de como transformar o Split Windows em Oval Windows.
3 comentários:
Nesta época então ninguém pensava em retrovisor... rsrs... fascinante! Abraços :)
Na última foto, além do número da plca (1952), o que denuncia que o fusca é um split e não oval, é o fato de não ter quebra-vento.....
Sem falar que esse fusca não tem sinaleira "bananinha", tem parachoque tipo "cerquinha", pra não falar do "1300" ali estampado que já diz tudo...hehehe
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