segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Originalidade

Recebi um e-mail com a foto do Fusca 1968 para venda. No enunciado diz "Carro todo original -Volante, bancos e interior originais ". Qual o conceito de originalidade? Seria somente a carroceria? Os detalhes não são importantes? Na foto grafei os erros das peças não originais na cor azul, trocadas por outras ou descaracterizadas. E na cor amarela, os acessórios colocados além do original, mesmo sendo um acessório de época, não eram originais, cada um colocava ao seu gosto, alterando na maioria das vezes, o visual do veículo. Nunca encontrávamos um acessório igual ao outro, porque eram dezenas de fabricantes e colocados na vontade do proprietário, não tendo nenhum padrão.
Em 1968 quando víamos um Fusca como o da foto (sem contar as peças modernas), a expressão era "Fusca mexido", porque estava com um tipo de calotas esportivas, faróis "tremendão", placa por baixo do para-choque, frisos dos vidros e limpadores em preto fosco. Para ficar mais caracteristico, só faltam os alargadores de bitola na traseira. Era muito comum ver no estacionamento do Autódromo de Interlagos, fuscas assim, dos famosos "play-boys". Claro que um "play-boy" jamais colocaria polainas, calhas de chuva e friso na canaletas, então pergunto: Que mistura é essa?

8 comentários:

Unknown disse...

Olá amigos, estou precisando re rodas aro 15 5x205 antigas pro meu fusquinhas 69, estou preparando ele com motor a ar, é claro, colocando acessórios de época, e instalarei freios a disco nas 4 para ter seguranca, porém quero aro 15 pra ter freio de tamanho consideravel, procuro por rodas fumagallis e fittipaldi, de preferencia fittipaldi por achar que combinam mais com carro preparado.

por favor, voces tem informação de algum jogo para eu comprar? de preferencia com as traseiras mais largas

Cesar Costa disse...

Aqui no Rio, com estas papagaiadas todas era carro de suburbano mesmo. Em 1968 a moda entre os playboys era roda 5,5 branca (não havia pneus mais largos com calotas pretas e um escapamento lateral ao estilo Puma VW, além, é claro, de um toca-fita de cartuchos.

Fernando:
Você vai colocar freio à disco com rodas de cinco furos? Acho difícil e complicado. Tive um Fusquinha com freios à disco e a solução foi soldar um cubo de Brasília, de quatro furos (um bacalhau), num aro 14 de Kombi antiga. Com as calotas da Kombi a aparência ficou original e o carro naturalmente rebaixado. Se insistir no aro 15 a solução seria o cubo do Fuscão na roda do 1200...

Unknown disse...

Cesar, meu fusca 69 tem susp. toda moderna com quadro de pivô e eixo longo na traseira, irei usar 4x130 ou 4x100 com adaptadores feitos para 5x205, estou estudando com meu professores de eng. mecanica um material perfeito para a aplicacao no meu carro.

Anônimo disse...

Concordo com a falta de originalidade, mas o carro é dele e compra quem quer. Eu compraria e o deixaria original de novo, é fácil.

Felipe Nicoliello disse...

Anonimo,
Concordo compra quem quer e é muito fácil voltá-lo a originalidade, mas por que colocar no anuncio todo original?

Fernando Portilho disse...

Felipe,
Até nos anúncios da Classic Show saem estes anúncios, que no mínimo são irritantes.
Não existe conceito de originalidade, ou o carro é original ou não é!
Isto é como gravidez ou bicha, "ou tá dentro ou tá fora".
Abraço, Fernando

clubedofuscahorizontinars disse...

Boa noite pessoal! tenho um fusca 1974, e estou precisando um quadro de eixo dianteiro que não esteja com folga. pois o meu está com o embuchamento todo estourado e não encontro aqui o quadro, ja me informei e o meu quadro está todo gasto e não adianta trocar só o embuxamento. Obrigado!!!

clubedofuscahorizontinars disse...

Boa noite pessoal! tenho um fusca 1974, e estou precisando um quadro de eixo dianteiro que não esteja com folga. pois o meu está com o embuchamento todo estourado e não encontro aqui; ja me informei e o meu quadro está todo gasto e não adianta trocar só o embuxamento. Obrigado!!!