Neste dias com o feriado prolongado Águas de Lindóia se transforma na "capital do carro antigo no Brasil", conforme é descrito no jornal local...
O centro da praça principal fica rodeado de veículos antigos em um colorido que impressiona a todos que admiram este visual e o dia ensolarado de Sábado foi perfeito...
Um reluzente Karmann-Ghia do final dos anos 60 brilha como se estivesse saído das linhas de montagem recentemente...
Um outro do inicio dos anos 70 faz sua vez ao lado de um rarissimo Puma GT Malzoni DKW...
E o modelo amarelo quebra a suposta tradição dos Karmann-Ghias vermelhos, e neste caso um conversível é o ideal que todos desejam para um passeio em um dia ensolarado...
E o SP-2, conforme "reza" a lenda, foi a tentativo de uma suposta "vingança" da Vw de dar a resposta a fabrica da Puma entrando no mercado de esportivo na década de 70...
Hoje dos pouco mais de 10.000 fabricados, se tornaram raros...
E muito procurados por colecionadores, principalmente no exterior onde atinge cifras de valores nas alturas estratosféricas...
A concorrência foi algo que ficou no passado, hoje vendo os dois modelos juntos: um rarissimo Puma GTE Spider 1972 Verde Tropical, conforme explicações do amigo e Professor Felipe Nicoliello, e o SP-2 prateado ficamos em divida em qual escolher, afinal seria ótimo ter os dois...
E um pequeno Puminha movido a motor, a alegria de qualquer garoto nos anos 70...
Já foi o tempo que a Kombi era apenas um utilitário, hoje as mais antigas com seu para-brisa divido são procuradas até para serem exportadas para o exterior...
E estes dois modelos com seis portas são muito raros e bem conservados, como podemos claramente notar...
As primeiras nacionais tem o charme de suas cores em tom pastel, acima a verde berilo e com detalhes em verde escuro e por ser do ano de 1959 possui a famosa seta bananinha...
Esta com a cor marrom faz os detalhes na combinação com o vermelho...
E uma "ilustração" (diorama) dos nossos avós pronto para uma viagem a região serrana de Águas de Lindóia, é bom ir de Kombi, põe que vai a família toda, são 9 passageiros...
A Brasília 4 portas, ou seria o Brasília, mas o que se sabe é que este modelo não "pegou' no mercado nacional, vendeu bem em Portugal, México e na África e por aqui é uma peça de coleção...
Um dos poucos Vw antigos presentes, este Vw 53 Split Window...
Conhecido como "Zwitter" por ter a janela traseira dividida "Split Window", em Portugal "Óculo Duplo", e por aqui fica como sendo "Duas Janelinhas"...
Este é do ano de 1959, a primeira safra dos Vws Fuscas nacionais, ma cor marrom, as alterais dos bancos e portas (tapeçaria), seguiam também a cor marrom...
Curiosamente hoje duas séries de modelos 1959, a primeira com volante plano (corcunda) e a maçaneta externa da porta semelhantes as antigas Kombis e a segunda série a partir de Agosto de 1959 com o volante tipo cálice e a maçaneta externa da porta já idêntica ao modelo Vw 1960...
Uma viatura que era conhecida em São Paulo como "RP" a rádio patrulha e outros lugares era "a baratinha", foi o veículo de trabalho de muitos militares nas décadas de 60 e 70...
Hoje seria inviável em uma perseguição aos criminosos, até o combate ao crime mudou a sua forma de agir...
E um veículo que já se tornou uma tradição neste evento: o rarisssimo Vw militar anfíbio Schwimmwagen 1944 do meu grande amigo Erineo Cicarelli, um dos poucos modelos "operacionais", ou seja que ainda funciona, dando sempre uma demonstração de sua navegação no lago da praça do evento, e segundo consta não mais que 100 modelos restaram dos 14.625 fabricados durante o período da Segunda Grande Guerra (1939 a 1945).
Dario Faria.
domingo, 26 de junho de 2011
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2 comentários:
Olá,boa tarde!
muito obrigado pelas belas imagens,é muito legal para nós que nao podemos ir até lá apreciar essas raridades.
Amigo, se me permite, a Kombi STD 1959 não é Verde Berilo e sim Verde Areia (cod. L311). O Verde Berilo (cod. L478), se aplica somente aos Fuscas 1961 e 1962.
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